Logo Hotzapp

Como vender no WhatsApp: 15 dicas que vão mudar o jogo

Dicas para vender no WhatsApp

Vender é oferecer o produto certo, para a pessoa certa, na hora certa e pelo preço certo. Essa frase praticamente define todo e qualquer processo de venda, tanto a venda 1 a 1 quanto a venda online. 

A grande questão é que a venda online tem as suas exclusividades, principalmente quando estamos falando sobre como vender pelo WhatsAppEsse querido aplicativo verde de mensagens já é uma ferramenta indispensável para quem já vende ou quer vender na internet. 

Porém, não é porque a venda é online que deve ser feita de qualquer jeito! Existem estratégias exclusivas para a venda pelo WhatsApp que te ajudam a encantar os clientes e converter mais vendas.

Quer saber quais são essas estratégias? Nesse artigo, eu vou te mostrar o JEITO CERTO de como vender no WhatsApp, passando pela pré-venda até a pós-venda.

Sumário

Pré-venda

A pré-venda é toda estratégia que você faz antes de começar a vender. É onde você vai cuidar de processos que vão facilitar a sua vida enquanto você estiver conversando com os clientes.

Basicamente é o momento em que você vai se armar e se equipar para depois ir para a guerra de vendas.

1. Processos operacionais importantes

Para vender no WhatsApp, existem requisitos básicos que você deve estar atento antes de começar uma conversa com o cliente. Como por exemplo:

Baixe o WhatsApp Business

Usando o WhatsApp Business, você consegue organizar muito melhor todos os contatos dos seus clientes e otimizar bastante o seu atendimento.

Além disso, o WhatsApp Business tem muitas vantagens exclusivas que o WhatsApp normal não tem, como por exemplo: múltiplos usuários usando o mesmo WhatsApp!! Isso quer dizer que uma mesma conta pode ser compartilhada com até 1 celular + 4 dispositivos.

Se você quiser saber mais sobre como funciona o WhatsApp Business e qual a melhor forma de usá-lo, acesse o nosso artigo exclusivo sobre esse tema clicando aqui!

Tenha um WhatsApp exclusivo da sua empresa

É importante que você tenha um número de WhatsApp exclusivo apenas para atender os clientes.  Isso porque ter um número de WhatsApp único da sua empresa te ajuda a separar os contatos pessoais dos contatos profissionais

Assim, você consegue organizar muito mais o seu atendimento ao cliente e não ficar sufocado por tantos e tantos contatos. 

Você pode inclusive ter o WhatsApp normal e o WhatsApp Business, ou seja, dois WhatsApp no mesmo celular ao mesmo tempo.

2. Otimize seu atendimento com automação no WhatsApp

Antes de você começar a conversar com os seus clientes, uma grande vantagem é configurar as mensagens automáticas do WhatsApp Business.

Com essas mensagens automáticas, você pode configurar uma resposta de boas-vindas para um cliente ou sobre qualquer assunto que você quiser. 

Isso é importante porque você não vai conseguir falar com todos ao mesmo tempo, então configurar as mensagens automáticas para que o cliente não fique no vácuo é uma estratégia. 

Nós temos três vídeos apenas sobre as mensagens automáticas no WhatsApp Business, clique abaixo para acessar: 

Como abordar um cliente pelo WhatsApp

Agora vamos entrar no campo de batalha. É nessa parte que você vai aprender as estratégias que definem um excelente vendedor no WhatsApp.

Por acaso vender no WhatsApp é só mandar mensagens automáticas e ter um catálogo de produtos bonito? Não!

Vender é sobre comunicação e relacionamento com o cliente. E é agora que vou te mostrar qual a maneira correta de abordar um cliente.

3. Converse com o cliente

Pode ser a coisa mais óbvia de se falar, mas a habilidade de conversar falta em muitos vendedores.

Venda é vínculo! É relacionamento! Me diga uma coisa, você compraria algo de alguém que você não confia? 

Esse é o ponto. Nós só compramos algo quando existe algum tipo de confiança, e em muitos casos é o vendedor que deve construir essa confiança. 

E a única maneira de fazer isso é se comunicando com o cliente, conversando com ele. É dessa forma que um relacionamento nasce.

4. Não é sobre falar, mas sobre ouvir

Se vender é construir um relacionamento, a maioria dos vendedores está se divorciando. A chave para converter as vendas é saber exatamente qual é o problema e/ou desejo do cliente. 

E isso você só vai descobrir quando ouvir os seus clientes e prospects! Muitos vendedores estão muito preocupados com o discurso de vendas perfeito; com esse e aquele gatilho mental, quando na verdade deveriam estar fazendo o contrário. 

O cliente é uma pessoa com questionamentos e inseguranças. Mas ele quer, acima de tudo, resolver o problema dele. 

Pare de encher o cliente de mensagens, isso só faz afastá-lo. Por isso que você, vendedor, deve descobrir todas as dúvidas do seu cliente se quiser realmente vender para ele. E isso você só vai conseguir ouvindo o cliente.

5. Use a linguagem do seu público e se adapte a ele.

Todo cliente é único e tem suas características específicas! Isso quer dizer que você não pode atender os seus prospects como se eles fossem uma massa homogênea. 

Existem leads e clientes que já sabem o que querem e como querem alguma coisa; esses são os mais conscientes dentro do nicho, os de fundo de funil.

Por outro lado, muitas pessoas não sabem que tem um problema; essas são as que mais precisam de acompanhamento, os de topo de funil.

Agora me diga uma coisa, seria uma boa ideia atender esses dois tipos de prospects da mesma forma? De jeito nenhum!

Se você quer converter mais vendas, você precisa diferenciar o seu atendimento e adaptar a sua linguagem. Por exemplo, invista mais tempo de atendimento nos clientes de topo de funil, ouça as dúvidas, esclareça todas elas e pergunte se tudo ficou claro.

Para os clientes de fundo de funil, ouça qual é a questão específica dele e foque em destacar o seu diferencial frente ao mercado.

6. Não seja apressado

Em vendas, existe um termo que se chama espelhamento. Se você apresentar seu produto para o prospect com pressa, preguiça, raiva ou tédio, ele vai perceber essa sua postura e nem vai ouvi-lo até o final.

Pensa bem, se você atender o seu potencial cliente com pressa, o menor dos problemas será se ele não comprar o seu produto. Sabe por quê?

Porque para falar bem, nós falamos para uma ou duas pessoas; mas para falar mal, nós falamos para o mundo inteiro ouvir. 

E eu acho que você não quer que sua empresa fique conhecida como aquela que tem um péssimo atendimento, não é verdade? É por isso que, em vendas, você deve estar preparado para dar a sua melhor performance.

Potencialize seus resultados nas vendas!
Receba insights valiosos diretamente na sua caixa de entrada. Inscreva-se já!

Como vender um produto pelo WhatsApp

Agora que já vimos como abordar um cliente no WhatsApp, vamos avançar mais adiante! Vamos ver agora as estratégias que definem como vender um produto pelo WhatsApp.

7. Saiba administrar os contatos

No WhatsApp, como não estamos face a face com o cliente, é muito comum atendermos mais de um ao mesmo tempo. E isso não tem problema algum, afinal é preciso otimizar o atendimento e não deixar os clientes no vácuo. 

Mas seja muito cauteloso!

Tenha em mente quais são os clientes que você está atendendo e foque neles, porque é muito mais comum do que parece o vendedor esquecer de algum cliente que estava sendo atendido. Isso pode acabar gerando um problemão. 

Se você deixou o prospect no vácuo, pode ter certeza que ele já está falando com a concorrência!

8. Como encantar o cliente?

Conheça seu cliente profundamente! Essa é uma dica poderosa para encantar o cliente no primeiro atendimento e também para manter esse encantamento aceso com o passar do tempo.

É muito mais fácil encantar pessoas que você conhece. Você sabe o que elas precisam, do que gostam, conhece seus problemas e pode buscar formas de ajudar. Preocupe-se com o sucesso do cliente. 

O cliente acreditou em você e fez o investimento necessário. Agora fica a questão… Ele está tendo o retorno esperado? 

Se o seu cliente não está tendo sucesso com o seu produto ou seu serviço, você foi um fracassado muito bem pago. Então se preocupe se seu cliente está tendo sucesso usando o seu produto/serviço e ajude-o a alcançar esse sucesso.

9. Contornar objeções

A coisa mais importante para entender a quebra de objeções é que objeção não é rejeição! As objeções são como o mecanismo de defesa que o prospect utiliza para tentar se convencer em não comprar o produto. 

São perguntas tentando achar uma falha que justifique a rejeição no seu negócio. Boa parte das objeções são auto sabotagens, pistas falsas, que o próprio lead cria, por vezes inconscientemente, para tentar não gastar dinheiro.

Sabe por que as pessoas fazem isso? Porque as pessoas amam comprar, mas odeiam que vendam algo para elas.

Exemplos comuns de objeções: 

  • Eu não tenho tempo.
  • Eu não tenho dinheiro
  • Não sei se funciona pra mim

Como quebrar objeções em 5 passos

1. EXPRESSE EMPATIA – “Eu te entendo, por isso minha função é fazer sua vida ficar mais fácil.”;

2. ISOLE E ESCLAREÇA – Depois que entender a objeção real, isole e fale somente dela;

3. MINIMIZE – Mostre que existe uma solução para isso;

4. PEÇA – Peça a venda. Sim, exatamente. Tenha a coragem de pedir a venda. Isso vai fazer com que o cliente dê uma resposta final;

5. FIQUE QUIETO E OUÇA – Depois que você pediu a venda fique quieto e ouça, caso uma nova objeção apareça, repita o processo.

Se você quiser saber mais sobre objeções em vendas, confira o nosso artigo completo sobre esse tema clicando aqui!

10. Faça upsell

Upsell é uma venda secundária que está relacionada com a venda principal. É um produto separado que você vende como “bônus” do produto principal. É como deixar o cliente com aquele gostinho de quero mais.

O upsell serve para agregar mais valor de benefício para o fechamento. Dois insights de como usar o upsell:

  • Nunca deixe de oferecer um upsell após uma venda, principalmente se for de valor bem menor e que converse com o produto vendido;
  • Pense em como você pode montar sua tática de contraste, qual a combinação dos produtos ou serviços que podem fazer esse papel?

11. Feche a venda com chave de ouro

Fechamento é uma pergunta, para a qual a resposta confirma a venda. Para fechar uma venda com chave de ouro, não existe tática melhor do que a do contraste.

A tática do contraste consiste em apresentar o produto com um preço inicial mais caro inicialmente para depois apresentar o preço real. Como assim? Simples. 

Um tênis de R$500 fica muito barato quando se compara com outro de R$3000. O pesado se torna mais pesado quando o leve é apresentado antes. 

O tênis de R$500 fica muito mais barato quando o de R$3000 é apresentado antes. Se você não tem o seu produto de contraste, crie-o agora. Pense como dentro do seu negócio você pode criar novas possibilidades de produto para contraste.

Como fazer um Pós-venda eficiente pelo WhatsApp

Vender uma vez é bom, continuar vendendo por muito tempo para o mesmo cliente, isso não tem preço. Com as estratégias da pós-venda, o relacionamento entre empresa e consumidor tem chances de crescer a ponto de virar quase um seguidor. 

Esse é o ponto em que os clientes se tornam fiéis. Com a pós-venda, o cliente se apega à marca de tal maneira que é como se a concorrência não existisse mais para eles.

O maior erro da pós venda é não ter uma pós venda. Vamos ver agora as estratégias que definem uma pós-venda de milhões.

12. Faça Follow-up

A regra é clara: quem mantém contato com o cliente, não para de vender nunca! O Follow-up é exatamente isso, a ideia de que o contato com o cliente se mantém mesmo após a venda.

Mantendo um bom contato com o cliente você cria um relacionamento que não se resume a uma venda, mas, sim, a uma experiência com a marca. E isso faz muita diferença!

Fazer Follow-up depende muito da forma como você organiza a sua empresa. O ideal mesmo é você pensar qual seria a melhor maneira de continuar em contato com o cliente de forma que isso faça sentido pra ele.

Mas eu vou dar pra você algumas ideias: 

  • Mande de vez em quando uma mensagem de cortesia. Parece bobo, mas faz uma diferença gigantesca, mostra que você se importa com a experiência do cliente e não só com dinheiro;
  • Envie notícias relevantes; 
  • Envie convites para a sua newsletter;
  • Mostre promoções exclusivas para já assinantes/clientes.

13. Envie conteúdos interessantes e ofertas exclusivas

Gerar um conteúdo relevante que faça sentido para o cliente é uma das melhores formas de sempre manter o cliente engajado. 

Produzindo um bom conteúdo, você vai estar presente no dia a dia do cliente, daí é só questão de tempo para ele comprar de você. Claro, sempre de forma balanceada. Não vá inventar de metralhar o cliente com mensagens.

Inclusive, se você continuar com essa prática por muito tempo, o seu WhatsApp tem risco de ser BANIDOVeja o nosso artigo sobre esse tema  para evitar essa tragédia.

Mas usando a mensagem certa, com o conteúdo certo, você vai mostrar pra esse cliente que você não esqueceu dele. 

Alguns exemplos para você:

 

Use a sua criatividade e mantenha o seu cliente perto de você!

14. Peça feedbacks

Essa é uma das partes mais importantes da pós-venda, porque é aqui que você vai ter algum retorno do seu cliente. Os feedbacks são importantes para que você tenha uma métrica real da experiência do cliente com o seu produto ou serviço.

Tem várias formas de pedir um feedback e, dependendo do seu nicho, você deve encontrar qual seria o melhor formato. 

Você pode: 

  • Pedir pro cliente um relato da experiência dele com o produto/serviço, por áudio ou até mesmo vídeo;
  • Pedir pra ele dar uma nota de 0 a 10 sobre como foi o atendimento;
  • Pedir a opinião do cliente se algo deve melhorar;
  • Perguntar para o cliente qual seria o maior destaque do produto/serviço pra ele.

 

Além disso, você ainda pode usar esses feedbacks como prova social para fazer futuras vendas. Se quiser saber mais sobre como usar uma prova social e como ela ajuda no seu negócio, clique aqui!

15. Divulgue seu n° de WhatsApp

E é aqui que voltamos para o início. Vendas não deixa de ser um ciclo; você começa uma, faz todo o passo a passo, converte a venda e no final tem mais um cliente te esperando. 

O que é ótimo! Isso quer dizer que mais pessoas estão chegando para comprar o seu produto/serviço. A melhor e mais fácil forma de fazer com que mais pessoas cheguem ao seu WhatsApp é compartilhando seu número. 

Mas não de qualquer forma. Ninguém vai se dar ao trabalho de salvar o seu número se você escrever ele na bio do Instagram, por exemplo. 

Por isso, a forma mais otimizada de compartilhar seu link do WhatsApp é usando o gerador de link WhatsApp. 

O gerador de link WhatsApp é uma ferramenta criada pela própria Hotzapp em que basta a pessoa clicar em um link que ela já é direcionada para uma conversa com você no WhatsApp. É fácil, dinâmico e atualizável. Clique aqui para usar o gerador de link WhatsApp.

Com esse link criado, você pode compartilhar onde você quiser!

Com o gerador de link WhatsApp da Hotzapp, não existe limites para o seu WhatsApp!

Conclusão

Nesse artigo, eu te mostrei técnicas e estratégias de como vender no WhatsApp todos os dias. Passamos desde a pré-venda até a pós-venda e vimos qual é o JEITO CERTO de vender pelo WhatsApp

Aqui falamos sobre:

  • Os processos operacionais da pré-venda; 
  • Como abordar um cliente pelo WhatsApp e como montar um atendimento encantador;
  • Como fazer um pós-venda que faça com que o cliente compre de você pra sempre. 

 

Se você quiser começar a vender no WhatsApp e ter uma taxa de conversão invejável, preste atenção em cada um dos 15 pontos deste artigo. 

Cada um deles vai te ajudar a ter mais habilidade, conhecimento e prática sobre como vender no WhatsApp. Agora, é com você!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Potencialize seus resultados nas vendas!
Receba insights valiosos diretamente na sua caixa de entrada. Inscreva-se já!