Logo Hotzapp

Seu atendimento via WhatsApp vai mal? Esses 9 truques vão mudar isso

Atendimento no WhatsApp

Você tem um celular com WhatsApp instalado, mas não o usa para fazer dinheiro? Saiba que o mercado mudou e muita gente já tem o WhatsApp como principal canal de vendas e de atendimento. E isso é muito fácil de entender: o seu cliente está o tempo todo olhando para a tela do celular.

Por isso, o atendimento via WhatsApp agora é essencial para qualquer empresa que queira ter relevância no mundo das vendas.

Continue aqui até o final, pois preparamos um conteúdo completo com 9 truques que farão seu WhatsApp sair do modo “figurinha de bom dia no grupo da família” para uma máquina de vendas e relacionamento com seus clientes. Tudo isso com uma coisa: atendimento via WhatsApp.

Quer saber como? Continue lendo…

Sumário

Por que sua empresa deve ter atendimento pelo WhatsApp

Como já falamos, o WhatsApp faz parte da rotina dos consumidores em todo o país, com o app sua empresa facilita o contato com os clientes e melhora a interação, o que acaba resultando em mais vendas! 

São muitas as vantagens de atender via WhatsApp:

  • Organização no atendimento com os consumidores;
  • Agilidade no envio de respostas rápidas;
  • Oferecer uma melhor experiência ao cliente – já que ele não vai ficar esperando muito tempo para ser atendido;
  • Ter facilidade de atender os clientes em qualquer lugar.

E por aí vai!

Você tem percebido que seus concorrentes estão vendendo mais que você? E até agora você não sabia como mudar isso? Que bom que você chegou até aqui, pois vamos transformar isso hoje mesmo.

Como fazer atendimento via WhatsApp?

Antes de tudo, defina um objetivoVocê precisa saber quais são as metas da empresa e qual o planejamento necessário para alcançar esses objetivos. 

Você deve pensar: 

  • “Qual a forma mais eficiente de contato com os meus clientes?” WhatsApp e e-mail marketing? WhatsApp e SMS? WhatsApp e Instagram?
  • “Qual atendimento faz mais sentido para meu público-alvo?” 
  • Atender só no pós-venda?
  • Fazer contato após a compra?
  • Guiar o cliente durante toda a decisão de compra?

E por aí vai. Estude seu cliente para alcançar seu objetivo com o WhatsApp. Depois, estabeleça uma sequência otimizada de atendimento. Isso deve se adequar com o perfil do seu cliente. 

Você deve pensar: “quais mensagens fazem sentido mandar para que meu cliente fique satisfeito?”. Conheça o tipo do seu cliente para otimizar seu atendimento. E aproveite os 9 truques super úteis que preparamos para você. 

9 truques de atendimento via WhatsApp

Coloque o link do WhatsApp da sua empresa nas redes sociais

Imagina que um cliente acessa o seu Instagram, fica interessado pelo seu produto, mas não consegue falar direito com você lá pelo app…

Ter logo o link do seu WhatsApp na sua bio vai manter a emoção da compra no cliente, porque ele vai estar cada vez mais próximo de ter o produto nas mãos. Essa dica é super valiosa, porque, assim, você vai mostrar para todos seus clientes como podem entrar em contato com você.

Acesse nosso gerador de link, siga o passo a passo descrito e aproveite esse benefício poderoso para atrair mais clientes.

Tenha um contato exclusivo para a empresa

Usar o mesmo número como telefone pessoal e profissional pode ser complicado. Indicamos que você baixe o WhatsApp Business e torne-o padrão para atender seus clientes. 

Você vai ver que o app dá muitos recursos para negócios, além de que a conta comercial passa mais credibilidade para os consumidores. 

Imagina o seguinte: é domingo, o dia que você separou para não trabalhar no seu negócio e não responder mensagens de clientes. Mas o seu número pessoal é o número da sua empresa… O cliente entra em contato com você (no domingo mesmo, porque eles fazem isso!) e te vê online!

Ele vai esperar uma resposta na hora, até porque você está online… e se você não responder, o cliente pode até perder o interesse no seu produto, você não acha? Para evitar esse tipo de azar, tenha dois números: um para a empresa, outro para você!

Defina um horário de atendimento

O atendimento via WhatsApp deve acontecer no horário que você definir. Perceba como você quer se posicionar no mercado e atenda os clientes no período que quiser – pode ser em horário comercial ou até 24h por dia. 

Com o WhatsApp Business, você pode estabelecer mensagens automáticas mesmo quando não estiver disponível para atendimento, assim o cliente nunca ficará sem uma resposta.

Como eu disse antes, essas mensagens automáticas, dependendo do seu mercado, poderão direcionar seus clientes para um site de ofertas ou apresentar um catálogo de produtos. Ou seja, o WhatsApp continuará vendendo para você mesmo enquanto você dorme.

Fale a linguagem do seu cliente

Mulheres costumam ser mais abertas à conversa e costumam se tratar com mais intimidade… então, se você vende um produto de emagrecimento, por exemplo, entenda como sua empresa deve conversar com elas.

Isso significa que, dependendo do nicho, seu cliente vai se comunicar de alguma forma específica. Você precisa estudar seu público-alvo. O consumidor gosta de ser tratado de forma exclusiva e amigável.

Registre as informações dos clientes

Sabe quando você vê um produto na internet e depois ele fica te perseguindo o tempo todo? Isso se chama remarketing e é super fácil de fazer, desde que você tenha controle sobre os dados.

Atender via WhatsApp é um grande trunfo para sua empresa, pois assim você conhece mais seu cliente, sabe os seus interesses, sabe que tipo de anúncio vai chamar a atenção dele, conhece melhor suas objeções e pode usar muitas informações sobre o público-alvo nas suas ofertas.

Alimente um banco de dados sobre os clientes e dê um atendimento cada vez mais personalizado.

Potencialize seus resultados nas vendas!
Receba insights valiosos diretamente na sua caixa de entrada. Inscreva-se já!

Use as métricas do WhatsApp Business

O próprio WhatsApp Business fornece métricas e estatísticas valiosas para sua empresa. Com essas estatísticas, você pode saber quantas mensagens foram enviadas, quantas foram recebidas, quantas foram lidas pelos clientes, e muito mais.

Isso te ajuda a saber que tipo de resposta sua está dando certo com os clientes, está gerando uma conversa que leva à compra.

Também, isso te ajuda a saber a quantidade de respostas enviadas aos clientes e observar se seu atendimento está mais otimizado e robusto, por exemplo.

Com as métricas do WhatsApp Business você também consegue saber o tempo médio que seu cliente espera por uma resposta. Isso, com certeza, pode melhorar seu atendimento.

Usando-as, você pode descobrir novas alternativas, fazer testes, verificar os resultados mais facilmente e perceber insights importantes para seu negócio. Para saber mais de métricas importantes dentro da sua empresa, inclusive LTV e CAC, veja o nosso texto só sobre esse tema clicando aqui

Não encha seu cliente de mensagens

Você precisa tomar cuidado ao usar o WhatsApp para promover sua marca. Fique de olho no volume de mensagens enviadas e nunca envie SPAM. Os SPAMs são mensagens indesejadas, como notícias falsas que podem levar até a golpes. 

Além disso, mandar muitas mensagens indesejadas, sem mostrar um correto atendimento aos clientes, pode levá-los a bloquear seu número. Quanto mais pessoas bloqueiam seu número, mais chances você tem de ser banido do WhatsApp!

O WhatsApp identifica a proporção de mensagens enviadas e mensagens recebidas dentro de uma conversa. O ideal é que seja equilibrado. Fique atento e siga os termos de uso do app. 

Não demore para responder

Quem usa o WhatsApp está acostumado com respostas instantâneas. Responder rapidamente vai contribuir para a agilidade do seu atendimento e, consequentemente, para a satisfação do cliente. 

Para te ajudar nessa parte, confira o nosso artigo sobre frases prontas para atendimento no WhatsApp clicando aqui! Resolva dúvidas rapidamente.

Treine sua equipe

Se sua área de vendas é formada por um time de operadores, é muito importante treinar cada um deles para um atendimento via WhatsApp otimizado e produtivo.

O WhatsApp pode se tornar o seu principal meio de comunicação com os clientes, por isso, é preciso que toda a equipe esteja treinada para falar a mesma linguagem dos clientes, utilizando os mesmos termos que eles usam e para evitar gírias ou vícios de linguagem pessoal. Isso pode dar bons resultados!

Conclusão

Agora você já sabe como fazer atendimento via WhatsApp da melhor forma. Aqui te mostramos porque usar o app é importante para seus negócios e também ensinamos como fazer o atendimento via WhatsApp.

Além disso, te demos 9 dicas valiosas para você impulsionar seu atendimento e alavancar suas vendas com o app, agora é com você!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Potencialize seus resultados nas vendas!
Receba insights valiosos diretamente na sua caixa de entrada. Inscreva-se já!