Logo Hotzapp

Como anunciar no Whatsapp (e transformá-lo em um ímã de clientes)

Anúncio no WhatsApp

Você já sabe que em pleno 2022 as empresas precisam de WhatsApp, não é? E “como anunciar no Whatsapp” tem sido um dos termos mais buscados nos últimos tempos. Ainda mais no Brasil, pois somos o 2º país que mais usa o aplicativo no mundo. 

É importante que você, vendedor, esteja divulgando, ofertando, vendendo e atendendo pelo WhatsApp. Além disso, uma das melhores estratégias de marketing é ANUNCIAR exatamente onde seus clientes estão. E sabe onde eles estão? Olhando o WhatsApp todo dia!

Não precisa mais ficar desesperado querendo saber como fazer propaganda pelo WhatsApp. Fique aqui e leia o artigo até o final para saber como promover seus produtos por lá, alavancar seus ganhos e estar sempre a um clique de distância dos seus clientes.

Sumário

Como usar o WhatsApp para vender?

Usar o WhatsApp é uma ótima estratégia para criar um relacionamento com os clientes que compram de você. Com o atendimento pelo aplicativo, é possível fidelizá-los fazendo um bom pós-venda, oferecendo bônus, exclusividades e um acesso direto a você, vendedor, que gera CONEXÃO e SEGURANÇA ao cliente para comprar mais vezes da sua empresa.

A comunicação mais próxima, direta e individualizada que o app proporciona deve ser seu cartão de visita pro cliente que chega querendo mais informações.

Por isso, gere um link do seu WhatsApp e divulgue-o nas suas redes sociais e site! Isso faz com que o seu público tenha fácil acesso ao seu contato.

Por que fazer propaganda pelo WhatsApp?

Porque seus clientes usam o app todos os dias! Simples assim. Veja alguns motivos para anunciar no WhatsApp:

  • Personalização: com o disparo de mensagens, você cria a oportunidade de abrir um diálogo com seus potenciais clientes. Assim, você personaliza sua comunicação e cria um ambiente mais pessoal.
  • Grande volume: um dos objetivos de uma campanha de anúncios é atingir o maior número possível de pessoas interessadas. Com o WhatsApp, você consegue isso! Por isso, um bom método é unir suas outras redes sociais ao WhatsApp, sempre tentando o contato com o cliente por lá.
  • Muitas ferramentas: a versão Business do WhatsApp é uma das melhores ferramentas para as empresas, porque com o app, você acompanha várias métricas importantes do seu negócio e pode melhorar a experiência dos clientes que chegam por meio dos anúncios, com mensagens automáticas, catálogo disponível o tempo todo, localização do endereço no mapa e muito mais. Acesse nosso guia completo sobre WhatsApp Business para não perder nenhum recurso do app. 

Quais empresas devem anunciar pelo WhatsApp?

Você já sabia que o WhatsApp é tão bom assim para o seu negócio? Aqui no Brasil, o app é o queridinho das empresas que visam crescer a longo prazo com atendimento de qualidade e uma grande clientela.

Por isso, a propaganda no WhatsApp é para todas as empresas que aceitam o desafio de ter esse contato mais pessoal com o cliente, apostando em respostas individualizadas, follow-up específico e atendimento estratégico com as ferramentas do app.

Para empresas, nós indicamos a versão Business do app. Como já falamos ali em cima, é um ótimo recurso para otimizar o atendimento.

Não se preocupe se você ainda não atende pelo WhatsApp Business. Baixe o aplicativo aqui e aproveite suas ferramentas. É gratuito e depois de baixar, você só vai precisar preencher os dados da sua empresa para começar! Agora vamos te ensinar 2 maneiras de anunciar no WhatsApp. Olha só:

Passo a passo simplificado de como anunciar no WhatsApp pelo Facebook

  • Abra a página da sua empresa no Facebook (fanpage);

 

  • Aperte em “turbinar publicação”;

 

  • Selecione a publicação que quer anunciar;

 

  • No “objetivo do anúncio”, aperte em “receber mais mensagens”;

 

  • Em “aplicativos de mensagens”, escolha o WhatsApp (com seu número de contato);

 

  • Em “mensagens de boas vindas”, escreva uma mensagem de saudação para o cliente que vai entrar em contato com você;

 

  • Em “escolher público”, você pode definir quem você quer que receba seu anúncio. Nós indicamos que você defina a localização, a faixa etária e o sexo do seu público-alvo, para que o anúncio seja mais específico a quem vai, realmente, comprar de você!

 

  • Em “orçamento total”, defina quanto você quer gastar com os anúncios;

 

  • Depois em “programação e duração”, defina quando o anúncio vai começar, terminar e por quantos dias vai rodar;

 

  • Depois é só apertar em “turbinar publicação agora” e deu! 😉

Potencialize seus resultados nas vendas!
Receba insights valiosos diretamente na sua caixa de entrada. Inscreva-se já!

Passo a passo completo de como anunciar no WhatsApp usando a versão Business

Esse passo a passo é pra quem já tem mais experiência com anúncios de forma geral. Se você é novo nesse ramo, pode usar o método simplificado que descrevemos ali em cima à vontade, você também terá bons resultados 😉

Mas se quiser seguir esses passos, lembre-se que você precisa vincular um WhatsApp Business a uma conta do Facebook Business.

Crie uma conta de anúncios no Facebook Business

Basta clicar aqui para criar um perfil empresarial no Facebook. Para fazer isso, você pode seguir o passo a passo que eles mesmo descrevem. Mas se você já tiver feito isso, pode pular para a próxima etapa. Associe seu número de WhatsApp a essa conta.

Defina o propósito do anúncio

Lá no Facebook, você vai poder escolher o objetivo do seu anúncio. Eles dão 3 opções:

  • Tráfego: faz com que mais pessoas cheguem ao seu WhatsApp para conversar com você;
  • Conversão: esse objetivo analisa comportamentos dos usuários e só deve ser escolhido se você possuir os códigos de acompanhamento do Facebook instalados em seu site. Caso contrário, dê preferência para os outros objetivos.;
  • Mensagens: tem mais a função de suporte – leva o seu WhatsApp para quem tem dúvida sobre seu negócio.

 

Inicialmente, é bom que você escolha “tráfego” como objetivo principal do seu anúncio, porque assim você faz sua empresa ser conhecida. Você não vai conseguir vender se ninguém te conhece, não é?

Então, depois de um bom tráfego, o Facebook vai ter dados para começar a anunciar para pessoas que têm mais inclinação para comprar de você.

Ou seja, essas pessoas que verão o anúncio são pessoas INTERESSADAS no que você está vendendo. Isso levará aos outros objetivos dos anúncios: conversão das vendas e mais mensagens no seu app.

Configurações de campanhas no Facebook

  • Acesse o Gerenciador de Anúncios;

 

  • Clique na aba “Campanhas” e depois clique em “Criar”;

 

  • Em “Consideração”, escolha “Tráfego”, o objetivo da campanha;

 

  • Escolha para onde gerar o tráfego – WhatsApp

 

Selecione a página da sua empresa no Facebook, com o número do WhatsApp relacionado a ela .

Personalize as estratégias do anúncio

Nessa etapa, você vai escolher o tipo de público que vai receber seu anúncio – para isso, você já vai ter que saber que tipo de pessoa costuma comprar de você. Você verá vários itens para definir por lá, mas os principais são os 3 primeiros: 

  • Faixa etária;
  • Localização geográfica;
  • Gênero.

 

E atenção: só escolha o Brasil inteiro se você realmente atender todo o país. Caso contrário, escolher sua cidade ou região específica vai trazer mais resultados!

Seu produto serve mais para mulheres? Jovens? Idosos? Tudo isso você vai especificar na personalização do seu público. Depois disso, defina onde o anúncio deve aparecer. 

No stories do Instagram? No feed do Facebook? Ou combinar as duas ou mais redes sociais? O Facebook sugere que você deixe essa opção no Automático. Segmentar essa seção é só para casos específicos.

Nesse passo, você  pode escolher “clique no link” ou “impressões” para configurar a COBRANÇA do seu anúncio. Indicamos que você escolha “clique no link”, pois o seu potencial cliente vai poder abrir uma conversa no seu WhatsApp Business.

Defina horário para seu anúncio para WhatsApp aparecer

Você pode definir se quer um orçamento “vitalício” ou “diário”. No “vitalício”, você pode escolher se ele vai ficar aparecendo 24h por dia ou só final de semana ou outros períodos de tempo.

Se escolher a opção “orçamento diário”, você não poderá escolher dias e horários específicos para o anúncio aparecer. Você pode personalizar seu anúncio para WhatsApp como quiser. Mas o ideal é que você FAÇA TESTES.

Isso significa que você deve analisar quais os principais horários que mais geram conversões. Indicamos que você observe durante 2 semanas, por exemplo.

Após esse tempo, você escolhe definitivamente o período de tempo que te gera mais leads e, assim, vai gastar menos e converter mais!

Defina o orçamento que quer gastar e o formato do anúncio para WhatsApp

Você deve definir a data e o horário de início e término do anúncio no WhatsApp. E o orçamento para pagar essa propaganda pode ser “diário” ou “vitalício”.

Recomendamos que você comece com o orçamento “diário”. Assim, você começa a entender quanto pode gastar por dia e percebe se anunciar no WhatsApp realmente faz sentido para sua empresa. Depois disso, você vai poder decidir o formato dos seus anúncios.

Rastreie as conversões do anúncio

Você precisa monitorar todos os cliques no anúncio para o WhatsApp e suas conversões. Você pode fazer isso dessa maneira: preste atenção no número de conversas iniciadas no seu WhatsApp a partir do anúncio criado. 

Depois disso, identifique quantas vendas você conseguiu obter levando em conta essas conversas.  Assim, você vai ter noção se seu anúncio está fazendo efeito.

4 dicas de como apresentar seu negócio no WhatsApp

Quando o seu cliente mandar mensagem no seu WhatsApp depois do anúncio, você vai precisar MANTER a vontade dele de comprar seu produto.

Muitas vezes, as pessoas compram pela emoção do momento. Se essa for a situação do seu cliente, ele precisa ser encantado pelo vendedor para tomar a decisão de compra.

Por isso, você precisa falar as palavras certas, conhecendo textos prontos para vendas que podem te ajudar. Além disso, aqui vão algumas recomendações do que você pode fazer para levar o cliente ao pagamento. 

Use e abuse das ferramentas do WhatsApp Business

Nós já falamos aqui como a versão Business do app é útil e uma facilitadora na vida dos empresários.

 

Com todas as ferramentas que ele oferece, você deixa seus dados mais robustos, possibilita uma melhor experiência do cliente, consegue organizar melhor seus pedidos e tem uma vitrine toda pronta para ser explorada pelo seu consumidor. 

 

Então, depois do anúncio, quando o cliente for parar no seu WhatsApp, ele vai encontrar a maioria das informações que precisa e, assim, você mantém a vontade que ele tem de fazer a compra 😉

Grave áudios

Essa é uma boa estratégia para apresentar seu negócio no WhatsApp. Primeiro, deixe o cliente falar para você identificar suas objeções ou perguntas. Depois, pergunte a ele se você pode mandar áudios, explicando todas as dúvidas.

O áudio é muito mais pessoal do que um texto grande, por exemplo, e demonstra que você está dando ao cliente um atendimento personalizado. Os clientes amam isso! Então, para divulgar seu produto, apresentá-lo da melhor maneira, não hesite em mandar áudios.

Tire proveito dos vídeos

Você pode criar vídeos de apresentação, explicação ou de depoimentos de clientes que já compraram seu produto para mandar para aqueles que caíram no seu WhatsApp depois do anúncio.

Essa é uma estratégia dinâmica para prender a atenção do seu cliente e é bem eficaz comercialmente. Além disso, é uma ação de marketing que não custa nada e dá um alto impacto.

Use o status do WhatsApp para anunciar

Você não precisa divulgar, apresentar e anunciar seu produto SOMENTE em conversas individuais com seus clientes, depois que eles clicarem no anúncio que leva ao seu WhatsApp. Você pode e deve colocar os links dos seus produtos com boas propagandas no status do app.

Essa é uma boa tática para conseguir captar clientes que, por acaso, não estejam conversando com você. Aí você faz o seu marketing sem nem pagar a mais por isso. Acesse nosso tutorial completo de como colocar links no status do WhatsApp

Conclusão

Tenho certeza que com nosso passo a passo você vai arrasar nos anúncios para WhatsApp! Aqui te ensinamos um passo a passo simplificado, mas super concreto de como anunciar no WhatsApp. Você não perde muito tempo e ainda tem resultados.

Mas também te ensinamos tudo que você deve fazer para fazer um anúncio linkando seu WhatsApp Business ao Facebook. Também sugerimos o que escolher e o que definir quando você está começando nesse mundo de divulgação.

Além disso, te ajudamos com 4 dicas para você alavancar sua propaganda dentro e fora do atendimento pelo WhatsApp.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Potencialize seus resultados nas vendas!
Receba insights valiosos diretamente na sua caixa de entrada. Inscreva-se já!