Logo Hotzapp

O que é pós-venda? Como fazer, vantagens e como isso pode mudar o jogo da sua empresa

Atendimento pós-venda

Vender uma vez é bom, mas você já pensou se o cliente comprasse de você várias vezes? Muitas empresas conseguem essa conquista apenas com algumas estratégias que você também pode implementar no seu negócio.

E talvez a estratégia mais importante para atingir essa meta é o pós-venda. Nesse artigo, eu vou te responder as três perguntas mais importantes sobre o pós-venda. 

  • O que é pós-venda?
  • Por que você deve implementar na sua empresa ?
  • Como fazer um pós-venda de sucesso em apenas 5 passos?

 

Se você aplicar o que estamos falando neste artigo, você não só vai melhorar e muito a experiência do cliente, mas também vai fazer eles comprarem de você muitas e muitas vezes.

Sumário

O que é pós-venda?

Pós-venda é um conjunto de ações feitas após a venda de um produto ou serviço com o objetivo de fidelizar o cliente.

Se uma empresa hoje pensa que apenas as vendas importam, ela está destinada à falência. As empresas de grande sucesso não buscam hoje apenas a venda, mas algo muito maior que isso. Elas buscam o relacionamento com o cliente.

Pós-venda = Relacionamento com o cliente

De acordo com uma análise feita pelo Wheelhouse Advisors, vender para um cliente novo é de 5 a 7 vezes mais CARO do que vender para um que já comprou de você.

Ou seja, você gasta mais ao tentar vender sempre para clientes novos, e gasta menos ao vender novamente para um cliente que já comprou de você.

Com a construção de um relacionamento entre empresa e consumidor, o cliente se apega à empresa e tem a tendência de escolhê-la novamente. 

É quase como se a empresa já fizesse parte da vida do cliente. E isso só acontece com um pós-venda bem feito. Imagina só a vantagem: 

Vender várias vezes para o mesmo cliente e, como se não fosse bom demais pra ser verdade, (2) gastar muito menos com esse cliente do que com novos.

Por que é importante fazer pós-venda no seu negócio?

Com o pós-venda, você consegue cortar gastos com tráfego pago e, ao mesmo tempo, superar as expectativas dos clientes para fazer eles comprarem mais. Veja agora 3 benefícios para você começar a fazer o pós-venda no seu negócio.

  • Você gasta menos;
  • Você supera as expectativas;
  • Você vende mais.

Você gasta menos

Como eu disse ali em cima, conseguir um cliente é de 5 a 7x mais caro do que vender para um mesmo cliente. Na prática, isso quer dizer o que? 

Quer dizer que o tráfego está cada vez mais caro. Ou seja, nessa realidade, você tem que pagar mais para vender mais. Terrível, não? Mas com o pós-venda, a história é totalmente diferente.

Com o pós-venda, você consegue encantar o cliente, fazer com que os olhos dele brilhem ao ver a sua marca. Quer saber por que? 

Porque o pós-venda demonstra que você se importa com o sucesso do cliente. Que ele não é só mais um comprador qualquer.

Você supera as expectativas

Vou te dar um exemplo: 

  • Imagine que uma pessoa alugou um apartamento e está se mudando. Depois que ela assinou todos os papéis e trouxe suas coisas para o novo espaço, o o corretor de imóveis nunca mais ligou ou mandou uma mensagem perguntando se está tudo bem. 

 

Muito chato, né?! Por que isso? Porque o proprietário já está com o dinheiro. Ele não se importa se ocorreu tudo bem com o inquilino, na maioria das vezes. 

Isso é exatamente o que acontece quando você não faz o pós-venda! Nessa história, você é o corretor de imóveis!

O pós-venda existe justamente para manter um relacionamento eficaz com o cliente, visando que ele compre novamente de você.

  • Imagine agora que, você como corretor, não só ligou para o inquilino para saber se está tudo bem, mas ainda ajudou com algum suporte. 

 

A experiência do cliente melhorou muito porque você superou as expectativas! Se você der suporte e continuar o atendimento ao cliente mesmo após a primeira venda, pode ter certeza que o cliente nunca esquecerá da sua empresa.

Você vende mais

Com o pós-venda você vende muito mais! Se você:

  • Manteve contato com o cliente;
  • Deu o suporte que ele precisava;
  • E ainda deu a ele a melhor experiência que a sua marca pode oferecer…
 

Você pode ter a certeza que ele vai comprar de você novamente mais cedo ou mais tarde. E ainda vai indicar bastante a sua marca para as outras pessoas. Porque não há freio na língua para falar bem de quem nos fez sentir ótimos.

Potencialize seus resultados nas vendas!
Receba insights valiosos diretamente na sua caixa de entrada. Inscreva-se já!

Como fazer um pós venda de sucesso em 5 passos

 Vamos ver agora os 5 passos para fazer um pós-venda que encante o cliente e faça ele comprar de você por muito tempo.

  • Faça follow-up;
  • Produza e compartilhe conteúdos relevantes;
  • Preste atenção em datas especiais e promoções;
  • Tenha uma equipe;
  • Pergunte e peça feedback.

 

Agora que você já sabe o que é pós-venda e também porque ele é importante para o seu negócio, é hora de colocar a mão na massa.

1. Faça Follow-up

Pós-venda não existe sem o contato constante com o cliente. O follow-up é exatamente isso: contato constante com o seu cliente.

E o melhor é que você pode fazer isso de várias formas, visando um contato geral com todos os clientes, independente da plataforma. 

Você pode:

  • Enviar um email com uma pesquisa de satisfação sobre como está a experiência dos clientes;
  • Enviar uma mensagem por WhatsApp buscando algum feedback do cliente ou algo  que possa melhorar;
  • Fazer uma chamada de vídeo mais descompromissada para falar de como andam os negócios.

 

São várias formas de fazer follow-up. E é aqui que você tem que achar a melhor forma para aplicar no seu negócio.

2. Produza e compartilhe conteúdos relevantes.

O pós-venda tem como objetivo mostrar que você continua sendo relevante para o cliente, mesmo depois da primeira venda. 

E uma das melhores formas de se mostrar relevante, atual e eficaz para os seus clientes é produzir algum tipo de conteúdo para eles. Alguns exemplos que você pode aplicar no seu negócio: 

  1. Produzir  vídeos para o Youtube e compartilhá-los no WhatsApp, Instagram, Telegram;
  2. Mandar áudios explicando algum conceito chave do seu negócio no WhatsApp ou Telegram;
  3. Fazer algumas postagens e stories no Instagram ou Tik Tok;
  4. Oferecer uma newsletter com novidades do seu nicho por email ou WhatsApp;
  5. Criar e compartilhar um e-book gratuito sobre algum tema específico do seu negócio.

 

São várias as opções que você pode explorar.

3. Preste atenção em datas especiais e promoções

Esteja atento às datas comemorativas para aproveitar e fazer alguma coisa diferente para o seu cliente. Por exemplo, você poderia enviar uma mensagem de saudação para o seu cliente no aniversário dele. Só com esse pequeno ato, o cliente já vai se sentir muito querido pela sua empresa. 

Além disso, você também pode aproveitar as datas especiais do ano para fazer alguma promoção especial para os seus clientes, como Natal, Páscoa e final de ano.

4. Tenha uma equipe

Ninguém é uma ilha! Todos trabalham juntos com um só objetivo. Para um bom pós-venda acontecer, é necessário dar atenção para todos os tipos de clientes.

Se você não conseguir dar atenção a todos os seus clientes não vai conseguir formar um relacionamento com eles. Logo, nesse cenário, eles provavelmente não vão comprar de você novamente. 

É por essa razão que é muito importante que você tenha uma equipe focada em atender o cliente e dar a todos eles a melhor experiência possível.

5. Pergunte e peça feedbacks.

Faça perguntas para o seu cliente. Por exemplo: 

 

Aprenda uma coisa: as pessoas adoram dar a opinião delas. Esse ponto é um dos mais esquecidos dentro do pós-venda, mas ainda muito importante. 

Com essas informações adquiridas dos seus clientes, você consegue aprimorar um plano estratégico para melhorar ainda mais a experiência deles e de futuros clientes na sua empresa.

Conclusão

Vender é o objetivo máximo. E por isso que uma empresa existe. Mas fala sério, e se fosse possível vender para o mesmo cliente para sempre, não seria incrível? 

Nesse artigo, eu te contei estratégias que fazem esse sonho se tornar realidade. Com o pós-venda implementado na sua empresa do jeito certo, você vai conseguir construir um relacionamento com o seu cliente e fidelizá-lo ao ponto dele comprar de você por muito tempo. 

Dar a melhor experiência pro cliente é o melhor jeito de manter ele comprando por muito tempo. Aqui eu te contei: 

  • O que é pós-venda
  • Os benefícios do pós-venda
  • Como fazer um pós-venda

 

Agora é com você. Comece agora a fazer pós-venda na sua empresa e veja os seus resultados irem para nunca se imaginou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Potencialize seus resultados nas vendas!
Receba insights valiosos diretamente na sua caixa de entrada. Inscreva-se já!