Logo Hotzapp

Prova social: o poder das recomendações para atrair 5x mais clientes

Estrelas no computador

A prova social é uma técnica de persuasão que convence e influencia seu cliente na tomada de decisão. É uma das ferramentas de marketing mais usadas e uma das partes mais importantes da sua venda, porque as pessoas acreditam no que enxergam

Mostre a decisão tomada pelos seus outros clientes. O quanto eles gostaram do que compraram e seus clientes em potencial vão ficar mais propensos a comprar de você! Porque, em vendas, a gente sempre pensa: “quanto mais pessoas, melhor!”

Isso nos dá a certeza de que não vamos ser enganados pelo vendedor e não vamos perder dinheiro.

Sumário

O que é o gatilho de prova social?

O gatilho mental da prova social é uma técnica que ajuda a convencer o cliente que seu produto ou serviço é bom mesmo! Dessa forma, você acaba com a DESCONFIANÇA QUE TODO CLIENTE TEM.

Duvido que você compre qualquer coisa on-line sem antes ler comentários de outras pessoas. Isso acontece porque precisamos ter nossas dúvidas respondidas.

Com o Google Meu Negócio, qualquer pessoa pode avaliar uma empresa e colocar ali uma prova social. Os clientes avaliam com estrelinhas e fazem comentários do que mais gostam da empresa, por exemplo. Essa avaliação é importante pra quem pensa em comprar aquela mesma coisa e vai procurar no Google.

Google avaliações

Como a prova social funciona

Ela funciona como uma evidência de que o seu produto já foi usado e aprovado por outras pessoas. Essa técnica funciona como algo que vai dar segurança ao seu cliente que o seu produto ou serviço realmente não é uma furada.

92% dos consumidores confiam nas recomendações de pessoas conhecidas. 70% acham que recomendações até de pessoas que não conhecem os ajudam a decidir pela compra. Essa é a importância da prova social! As pessoas querem fazer parte de um grupo, uma comunidade.

É só você parar e pensar: você confia mais na indicação de um amigo/familiar ou em um anúncio/empresa que nunca ouviu falar?

Tony Robbins diz que uma das 6 necessidades básicas do ser humano é a CERTEZA. Ou seja, o cliente precisa de uma garantia sobre o que ele está fazendo. Ele quer ter certeza de que comprar de você é a melhor escolha. Ninguém gosta de colocar dinheiro fora!

Potencialize seus resultados nas vendas!
Receba insights valiosos diretamente na sua caixa de entrada. Inscreva-se já!

Vantagens de ter provas sociais

A importância e as vantagens da prova social têm a ver com:

  • Autoridade ao seu negócio: aumentar a credibilidade do seu serviço e da sua marca. 

Pensa bem: você está em dúvida entre 2 empresas. Uma delas tem mais depoimentos positivos de clientes. Qual delas você vai pensar que é maior e melhor? 

Quer parecer maior que a sua concorrência? Tenha mais e melhores depoimentos. Isso é uma vantagem competitiva gigantesca!

  • Aceitação do seu produto: isso aumenta sua taxa de conversão.
  • Transparência da sua marca: é bom para os seus clientes saberem que você tem um espaço para avaliações de quem compra de você.
  • Tráfego orgânico: Quanto mais pessoas compram de você por causa dos depoimentos, menos você precisa gastar com anúncios.

O que é uma boa prova social?

É aquela que mostra a verdade!

Uma boa prova social é aquela que é verdadeira. A que mostra que a transformação do cliente aconteceu de verdade.

Se você é dono do próprio negócio, você sabe que ninguém vai te impedir de criar testemunhos fakes para encantar os potenciais clientes. Mas isso pode te deixar em uma enrascada. Sempre prefira trabalhar com a verdade.

As pessoas sempre conseguem perceber a diferença de algo que realmente faz diferença na vida delas e um roteiro escrito falando bem do produto. Se você usar um testemunho falso é possível que afaste muitos clientes.

É aquela que mostra a transformação!

Boa parte das pessoas pensa que prova social é elogio, é o quanto os seus clientes falam “bem” do seu produto. Mas na verdade, é mais do que isso!

No marketing, a boa prova social é aquela que mostra o resultado. O potencial cliente quer ver que o produto é capaz de resolver os problemas dele. Uma boa prova social desperta conexão com o cliente.

Você quer provas sociais boas? Mostra a dificuldade real que os seus clientes passavam antes de conhecerem o seu produto. E, depois, a transformação que o seu serviço fez na vida deles.

Novos tipos de provas sociais

A maioria das provas sociais que vemos hoje em dia é direta. Tipo assim: 

“João testou o produto X e achou incrível”.

Qual o problema com esse tipo de prova social direta? Parece propaganda, comercial. Isso não passa nenhuma emoção. E as pessoas estão codificadas a responder às emoções, não às informações! Às vezes, o argumento mais convincente é aquele que o cliente nem sabe que você está fazendo. 

Storytelling

O contar histórias e ouvir histórias está no DNA do ser humano. E isso é algo que você deve usar na sua empresa! O storytelling funciona bastante com brasileiro. Por que você acha que o nosso povo gosta tanto de novelas? De conversas, histórias, saber da vida das outras pessoas e por aí vai.

O storytelling é justamente a história da vida do seu cliente. A dor ou o desejo que ele tinha que melhorou completamente depois de conhecer seu produto/serviço. Um storytelling bacana não é um comercial. É justamente a experiência do cliente, a vida do cara. 

Não se preocupe com essa palavra diferente que o mercado e o marketing estão usando. A gente vai te dar um roteiro adaptado para você aplicar esse novo tipo de prova social. Para, então, fazer seu cliente… contar uma história.

O storytelling funciona porque as pessoas indecisas recebem a carga emocional do contador da história. Elas têm empatia e acabam se decidindo mais facilmente.

Recomendação de influencer

Você sabia que 76% dos consumidores já compraram alguma coisa por indicação de um influenciador? Essa é a era da internet, então é claro que alguém ali precisa indicar seu produto/serviço. 

Ter ao seu lado pessoas conhecidas nas redes sociais pode aumentar sua reputação com seus clientes.

Então, tente entrar em contato com os influenciadores. Peça para eles testarem o seu produto ou serviço e darem depoimentos e opiniões sobre o que acharam.

Mas como obter prova social?

Pedindo para o seu cliente. Simples assim, porém existem algumas estratégias

O que acontece com a maioria das empresas quando pedem depoimentos pros compradores?  O que elas recebem de volta é uma propaganda feita de graça pelo cliente. Mas não é isso que você quer. Não é isso que vende. Isso não é prova social.

Porque o foco de um depoimento deve ser sempre na experiência do cliente, nos problemas resolvidos e nas suas emoções. A empresa/produto aparece em segundo lugar. 

Tem um roteiro que a gente usa, que faz muito sucesso e nos ajuda a sempre termos bons depoimentos. Fica ligado que logo mais vamos te passar.  

A verdade é que se você nunca pediu qualquer tipo de prova social aos seus clientes, você já está atrás da concorrência. Mas para ter um depoimento perfeito, você precisa de um roteiro de perguntas para guiar o que o cliente vai falar. 

Isso é muito importante pra pessoa indecisa que vai ouvir.

Aqui está o nosso roteiro. Faça as seguintes perguntas pro cliente: 

  • “Como era a sua vida antes de conhecer nosso produto? 
  • “Como você se sentia?”
  • “Como conheceu nosso produto?”
  • “O que mudou na sua vida depois de usar nosso produto?”
  • “Como você se sente agora?”

Nota que essas perguntas foram calculadas para mostrar o antes e depois do cliente.

E, principalmente, o sentimento, a emoção dele.

Exemplos de prova social que funcionam

1. Depoimentos em texto

Eu duvido que você nunca tenha lido um depoimento  sobre algum produto ou serviço. Todas as empresas devem pedir depoimento!  No marketing, isso é um sucesso. Os depoimentos podem vir em formato de prints de redes sociais, por exemplo:

Mensagem no WhatsApp

Você pode até usar aquele roteiro que te ensinamos ali em cima. Você pode fazer um concurso com os seus melhores clientes, valendo um prêmio para os melhores depoimentos.

2. Comentários no seu site

Você já pensou que toda página de vendas tem um espaço de comentários para mostrar a opinião dos clientes sobre o produto?

Os seus novos clientes vão ficar mais convencidos a comprar se, ao rolar pelo seu site, verem comentários positivos sobre seu produto/serviço! 

Um outro jeito de ter prova social é fazer um formulário do Google e mandar para os seus clientes responderem.

Avaliações

3. Vídeos no Instagram

Para se destacar na prova social do marketing digital, você precisa usar as redes sociais.

Agora que o Instagram está focando em vídeos, você pode postar na conta da sua empresa depoimentos dos seus clientes falando diretamente com a câmera!

Isso traz uma proximidade imensa com quem ainda não comprou de você. Além disso, é uma “publicidade” que você não paga nada pra ter!

4. Áudios no WhatsApp

A maioria das empresas agora fazem atendimento pelo WhatsApp. Quando fizer uma conversão de venda pelo aplicativo, você pode mandar várias provas sociais para o cliente com quem está conversando.

Uma dica: mandar áudios de seus outros clientes falando que seu produto melhorou a vida deles.  A sensação de ouvir um áudio mexe com os clientes que são, justamente, auditivos: eles preferem a comunicação por voz ou áudio. 

São pessoas com raciocínio mais analítico e lógico. Eles gostam de ouvir uma voz convincente.

Agora anota o que vem a seguir e começa a escalar sua conversão de vendas com o uso das provas sociais.

Dicas de como aplicar as provas sociais em seu negócio

1. Compartilhe as provas sociais nas suas redes sociais

O Brasil é o 3º país NO MUNDO que mais usa o Instagram. Ou seja, as suas provas sociais precisam estar lá!

Mas aproveite e tenha conta em todas as outras redes sociais. Assim, os clientes podem te achar em qualquer lugar e ler suas provas sociais.

2. Use imagens

Se o seu produto ajuda a causar alguma mudança no corpo, use imagens dos seus clientes para juntar à prova social. Algumas pessoas são visuais e preferem entender as coisas por meio de imagens.

3. Mencione os pontos principais da sua empresa na sua bio

Você pode colocar a quantidade de clientes que já compraram de você. Isso ajuda a aumentar sua credibilidade. 

Você pode colocar também quais cidades ou países a sua empresa atende. Isso é uma prova social que pessoas de vários lugares querem seu produto.

4. Use provas sociais para gerar mais leads

No final das contas, uma atenção maior às provas sociais vai te gerar mais leads. Ao verem suas provas sociais, vão procurar mais sobre sua empresa, seu produto, seu serviço. Vão mais vezes ao seu site e, consequentemente, ao seu checkout.

Conclusão

Quando você colocar em prática tudo que a gente reuniu aqui nesse post, você vai ver que sua empresa vai vender mais!

As provas sociais são importantes para você convencer seu cliente que você tem o que ele está procurando. E isso não é você que está falando, são os seus outros clientes! Eles tendem a confiar nas outras pessoas que já usaram e aprovaram seu produto. 

Agora você já sabe como usar os vários e novos tipos de provas sociais que existem e também já sabe como obtê-las! Aqui a gente te ensinou também a como incluir exemplos de provas sociais na sua estratégia de marketing digital. Isso você não pode deixar passar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Potencialize seus resultados nas vendas!
Receba insights valiosos diretamente na sua caixa de entrada. Inscreva-se já!