Veja como ter WhatsApp Business com múltiplos usuários em 2022

Se você tem uma empresa e ainda não sentiu a necessidade de abrir o WhatsApp Business em dois computadores, sua hora vai chegar!

Falando sério, dividir a conta comercial com outros atendentes/operadores ou sócios já é uma realidade em várias empresas, tanto no mercado digital como no off-line.

Aqui vamos te contar tudo que você precisa saber sobre como usar o WhatsApp Business com vários usuários simultaneamente.

Sumário

O que é o WhatsApp Business?

Para começar do começo, precisamos entender o que é o WhatsApp Business e qual a diferença entre esse e o WhatsApp normal.

O aplicativo WhatsApp Business é uma ferramenta gratuita que surgiu para facilitar a vida das empresas. Ele te oferece uma conta comercial.

Essa conta comercial é diferente da conta pessoal, porque nela você pode mandar mensagens automáticas, ter as métricas das suas vendas, pode colocar seu catálogo, pode colocar sua localização no mapa, o horário de funcionamento, e-mail para contato e até seu site.

Essa conta se torna, então, o número oficial da sua empresa. O número pelo qual seus clientes vão entrar em contato.

Por que sua empresa precisa de múltiplos usuários no WhatsApp Business

Agora imagina que sua empresa cresce, vai alcançando mais clientes, que entram em contato com você, vai tendo mais demandas… Agora você já não pode mais, SOZINHO, atender todo mundo.

Você, simplesmente, não consegue mais. Por isso, você precisa de uma outra pessoa que atenda os clientes por WhatsApp junto com você, certo?

Mas você não pode trocar de número de contato ou colocar OUTRO número de telefone, pois assim seus clientes ficariam confusos: “para qual número mandar mensagem?”.

A resposta para esse problema é ter um WhatsApp Business, o seu número de contato comercial normal, sendo moderado por múltiplos usuários!

Como usar WhatsApp Business com múltiplos usuários?

O WhatsApp Business é perfeito para pequenas e médias empresas. Desde setembro de 2021, a mesma conta pode ser compartilhada com até 1 celular + 4 dispositivos!

Para isso, você vai precisar integrar o programa Beta de múltiplos usuários:

  • Abra o seu aplicativo WhatsApp Business;
  • Aperte nos 3 pontinhos ou “configurações”;
  • Aperte em “Participar do Programa Beta”;
  • Clique em “Participar” e confirme a nova janela que será exibida.

 

Mas se você precisa de até mais do que só 4 acessos ao mesmo WhatsApp, o aplicativo também tem uma saída pra você:

WhatsApp Business API: uma solução para empresas maiores!

Esta é a solução do WhatsApp para empresas grandes que dependem do WhatsApp no contato com o cliente. 

Para integrar o WhatsApp Business API, você vai precisar de plataformas de desenvolvedores que permitam a integração ao aplicativo. 

Para que isso ocorra, você vai precisar custear (claro!) a plataforma. São várias disponíveis no mercado como solução para o seu e-commerce ou loja física! É só procurar a que mais cabe no seu bolso!

Não estamos citando nenhuma aqui neste artigo por não ser o foco do texto e, além disso, não vamos indicar uma plataforma sem antes termos testado, beleza?

WhatsApp Premium: o que é e como vai funcionar?

A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, confirmou durante a conferência Conversations, destinada ao público empresarial, que lançará o WhatsApp Premium.

Será um serviço pago, focado em marcas de diferentes tamanhos, que visam ampliar sua capacidade de atendimento on-line. 

O WhatsApp Premium garante acesso simultâneo de até 10 dispositivos a uma mesma conta e links personalizados para chats.

Os assinantes vão poder ter link personalizados assim: wa.me/[marca], desse jeito, o link para WhatsApp se torna mais reconhecível.

Ainda não se sabe o valor que o usuário vai ter que desembolsar para pagar a ferramenta e também não se sabe quando ela será lançada. A Meta divulgará mais notícias no futuro.

Benefícios de ter o WhatsApp Business para múltiplos usuários

Os benefícios são muitos, mas vale a pena citar alguns aqui, olha só:

  • Redução de custos – já que você não vai precisar comprar vários aparelhos para criar várias contas de WhatsApp;

 

  • Coletar métricas importantes de atendimento, vendas e pós-venda, por exemplo;

 

  • Ter um controle maior sobre sua equipe de atendimento, sobre o suporte prestado;

 

  • Oferecer uma melhor experiência ao cliente – já que ele não vai ficar esperando muito tempo para ser atendido;

 

  • Evitar que números pessoais sejam contatos da empresa.

Conclusão

Agora você já pode ficar despreocupado sobre ter múltiplos usuários usando o mesmo WhatsApp Business.

Aqui te ensinamos as principais diferenças entre o WhatsApp normal e o Business e te explicamos porque é bom que sua empresa tenha uma conta comercial que pode ser monitorada por vários operadores e te explicamos como isso pode acontecer.

Tem alguma dúvida? Escreve pra gente aqui embaixo, vai ser um prazer ouvir você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados