Logo Hotzapp

WhatsApp Business como funciona: O guia definitivo [2024]

WhatsApp business no celular

Se você está aqui é porque já deve ter percebido que, hoje em dia, uma empresa precisa do WhatsApp para se comunicar com seus clientes, não é verdade?Afinal, você pode fazer a oferta, vender o produto e receber o pagamento.. tudo pelo app. 

Foi pensando nisso que resolvemos fazer um texto completo sobre o WhatsApp Business – a versão do aplicativo para empresas! Se você quer saber como funciona, porque você deve usar essa versão e 4 dicas para impulsionar seu app, continue lendo! 😉

Sumário

Por que a sua empresa precisa utilizar o WhatsApp Business?

Cada vez mais as pessoas compram on-line. É mais cômodo, fácil, simples e, com a pandemia do Coronavírus, o e-commerce cresceu muito no nosso país. Por isso, o número do WhatsApp da sua empresa deve ser de fácil acesso aos seus clientes. 

Pensando nisso, você pode gerar um link para WhatsApp do seu número e colocar nas suas redes sociais, como o Instagram, por exemplo, ou até mesmo o Facebook e Tik Tok.

Agora imagine que um cliente entra em contato com você pelo link das redes sociais e você DEMORA PARA RESPONDÊ-LO. Com a competitividade do mercado hoje em dia, esse cliente vai procurar o produto em outro lugar, não acha?

Por isso, uma boa estratégia para driblar isso é melhorar seu atendimento – você consegue fazer isso com o WhatsApp Business! 

  • Consegue respondê-lo com uma mensagem automática assim que ele mandar um oi;
  • Consegue etiquetar seu pedido para melhorar a entrega e a comunicação com ele;
  • Pode direcioná-lo para o seu catálogo que está ali mesmo no WhatsApp Business;

E muito mais! Por tudo isso, é bom que sua empresa seja profissional e use o WhatsApp Business.

WhatsApp business API

Se sua empresa passar de uma escala pequena ou média para uma GRANDE escala, é bom você investir no WhatsApp API. O WhatsApp API é uma versão para empresas grandes que dependem do aplicativo no contato com o cliente. 

Para integrar o WhatsApp Business API, você vai precisar de plataformas de desenvolvedores que permitam a integração ao aplicativoVocê vai precisar pagar a plataforma – são várias disponíveis no mercado e é só procurar a que mais cabe no seu bolso!

Como funciona o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo WhatsApp para empresas. Com essa versão do aplicativo, você cria uma conta comercial – um contato oficial da sua empresa pelo qual os clientes podem se comunicar com você.

Essa versão contribui para uma melhor interação entre empresa e cliente devido seus vários recursos, como disparo de mensagens automáticas, vitrine de catálogo, horário de funcionamento, além de muitas outras coisas.

Não importa se você tem alguns funcionários ou se está sozinho tocando seu negócio, o WhatsApp Business é pra você. Continua lendo para você entender mais!

Como criar uma conta comercial

É muito fácil criar um perfil comercial no WhatsApp Business. Não precisa ter CNPJ e você pode baixá-lo gratuitamente na Google Play ou na App Store.

O passo a passo da criação da conta comercial é o seguinte:

  • Instale o WhatsApp Business no seu celular;
  • Concorde com os termos de uso do app e insira seu número;
  • Permita o acesso do app ao seu celular;
  • Vá em “Configurações”;
  • Aperte em “Configurações da empresa”;
  • Comece a personalizar seu WhatsApp Business.

 

Nesse último passo você vai poder customizar:

  • Foto de perfil;
  • Endereço da empresa (definir localização no mapa);
  • Tipo de negócio;
  • Horário de atendimento;
  • Endereço de e-mail;
  • Site.

 

Essas informações serão visualizadas por qualquer pessoa, nos detalhes do contato. Se você não quiser colocar todos esses dados, não tem problema, mas lembre-se que quanto mais informações, mais facilidade pro cliente ter acesso a você.

WhatsApp normal e Business

Potencialize seus resultados nas vendas!
Receba insights valiosos diretamente na sua caixa de entrada. Inscreva-se já!

Qual a diferença do WhatsApp normal para o Business?

A diferença é que com o WhatsApp Business você consegue colocar todos aqueles dados que listamos ali em cima – e-mail para contato, catálogo, localização no mapa, horário de funcionamento e muito mais. Você tem um espaço para preencher cada categoria dessas. Você não consegue fazer isso com o WhatsApp normal… lá você só consegue colocar nome e status. 

Além disso, no WhatsApp Business, você consegue acompanhar métricas das suas vendas. Você pode acompanhar quantas mensagens foram entregues, lidas e recebidas. Isso ajuda o usuário a controlar os resultados obtidos com o aplicativo. 

No Business, você também pode “etiquetar” seus pedidos. Com a ferramenta das “etiquetas”, você classifica seus clientes e as mensagens deles: 

  • É novo cliente?
  • Novo pedido?
  • Pagamento está pendente?
  • Já foi pago?
  • Pedido já foi finalizado?

 

E por aí vai. Você também pode personalizar uma etiqueta do jeito que quiser. Assim, você pode priorizar as mais importantes e classificar cada uma de acordo com as necessidades. Quanto à escrita, é igual ao WhatsApp comum; os macetes para deixar negrito ou itálico são os mesmos.

O WhatsApp Business é uma ótima ferramenta para otimizar seus negócios, aumentar sua produtividade, criar uma melhor conexão empresa-cliente e que pode dar resultados expressivos!

Configurações iPhone
Etiquetas iPhone

Como colocar mensagem automática no WhatsApp Business

As mensagens automáticas são uma das principais ferramentas do WhatsApp Business. Elas ajudam você a otimizar seu tempo de resposta, melhorar a experiência dos clientes e potencializar suas vendas.

Por isso, nós temos um artigo completo sobre esse assunto. Ensinamos você a como usar e te damos 15 exemplos de mensagens automáticas. Para melhorar ainda mais o seu atendimento, veja mais de 20 exemplos de frases prontas para usar no WhatsApp.

Pode usar o mesmo número do celular no WhatsApp Business?

Sim. Mas você vai precisar migrar sua conta do WhatsApp normal para o Business.

Você pode usar tanto o WhatsApp Business quanto o WhatsApp normal no mesmo celular, mas cada aplicativo deve estar associado a um único número de telefone. Não é possível ter um número de telefone vinculado aos dois aplicativos ao mesmo tempo.

Para migrar seu número para o WhatsApp Business, você deve seguir os passos: 

  • Baixe o WhatsApp Business no seu celular normalmente;
  • Se o seu número já estiver sendo usado no WhatsApp, o app vai informar e sugerir que você transfira o número de telefone para o WhatsApp Busines;
  • Aperte em “Continuar” para aceitar essa migração;
  • Insira o código que receber.

Pronto! Agora o WhatsApp vai restaurar o backup de mensagens para a conta Business e você não vai perder nada.

Vantagens e desvantagens do WhatsApp Business

A vantagens e benefícios do WhatsApp Business são:

 

Já falamos muito sobre as vantagens, mas existem algumas desvantagens que é importante você saber antes de tomar a decisão de migrar seu número para o Whatsapp Business. São elas:

  • Se você tiver muitos funcionários, pode ser um problema usá-lo com múltiplos usuários;
  • As opções de mensagens automáticas são limitadas.

Dicas de como usar o WhatsApp Business para alavancar suas vendas

1. Insira informações relevantes sobre sua empresa – use e abuse dos dados que você pode colocar para melhorar a experiência do cliente;

2. Tenha uma linguagem específica com o seu público-alvo, seja informal no atendimento, mas passando credibilidade e confiança;

3. Não deixe o cliente esperando resposta muito tempo;

4. Crie uma comunidade com os clientes que compram mais pelo WhatsApp – dê bônus, ofertas exclusivas, conteúdo em primeira mão, etc.

Se você quiser mais dicas de como vender no WhatsApp, acesse o nosso artigo exclusivo desse terma clicando aqui!

Conclusão

E aí, curtiu? Se você leu até o fim, já sabe tudo que precisa para se destacar usando o WhatsApp Business. Te ensinamos como migrar sua conta do WhatsApp normal para o Business, te mostramos as funcionalidades dele – mensagens automáticas, etiquetas e muito mais.

Te mostramos as vantagens e desvantagens de usá-lo e, muito importante, DICAS de como impressionar seus clientes quando entrarem em contato com você!

Perguntas Frequentes

Qualquer pessoa que queira usar o aplicativo na sua empresa. A criação do WhatsApp Business foi pensada  justamente para os pequenos e médios negócios, que precisam de uma comunicação mais eficiente, organizada e direta com seus clientes.

Não, mas você precisa associar um número de telefone ao WhatsApp Business. Você pode usar o WhatsApp Business no seu celular sem usar, necessariamente, o chip do número do aplicativo. Isso significa que você pode usar o seu WhatsApp pessoal no celular, mas também ter o WhatsApp Business conectado a ele.

Você também pode se interessar por: https://hotzapp.com/blog/dois-whatsapp-no-mesmo-celular-e-possivel-como-ter-passo-a-passo/

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Potencialize seus resultados nas vendas!
Receba insights valiosos diretamente na sua caixa de entrada. Inscreva-se já!