Logo Hotzapp

5 Dicas de Como Usar o Chat GPT Para Aumentar Suas Vendas

O futuro chegou. E com ele, o uso da inteligência artificial. Se você não vive numa caverna, já deve pelo menos ter ouvido falar do Chat GPT, a ferramenta da Open IA que está dando o que falar. Nunca foi tão fácil criar um e-mail Marketing, uma copy ou alguma headline para vendas…

Muito tem se especulado sobre as aplicações da inteligência artificial em nosso dia a dia. O fenômeno provocado pelo Chat GPT já vem mudando muito a maneira como alguns profissionais executam seus trabalhos.

Mas uma questão se sobressai às outras: como usar o Chat GPT para aumentar suas vendas?

Chat GPT: Como usar para aumentar suas vendas

Sumário

Por que você já deveria estar usando o Chat GPT

O chat GPT é um software de inteligência artificial que responde qualquer pergunta feita pelo usuário, como uma conversa de chat convencional, só que do outro lado existe um robô. Já existem outras versões do chat GPT, mas a mais famosa (e também a única gratuita) é a que todos estão usando. Clique aqui para conferir!

Mas enfim, vamos direto para o que mais interessa. A pergunta é…

Como usar o Chat GPT para aumentar suas vendas?

Se você ainda não usa o Chat GPT como principal ferramenta para te auxiliar nas vendas, é porque ainda não entendeu as vantagens que ele pode te oferecer.

Ele pode te ajudar a criar scripts de vendas, headlines para a sua copy, inspirações para e-mail marketing, respostas automáticas para WhatsApp entre muitas outras otimizações. 

Mas para conseguir isso, você tem que fazer as perguntas certas, e é isso que vamos ver logo logo.

Como NÃO usar o Chat GPT

Mas antes de continuarmos é importante deixar claro uma coisa: não use o Chat GPT como uma muleta para o seu trabalho. É muito mais inteligente e perspicaz usar o Chat GPT como um auxílio para o que você deseja escrever ou publicar. 

Cada vez mais as pessoas estão criando um sexto sentido para o que é escrito pela inteligência artificial e o que é escrito por um humano. Então não copie e cole o que o Chat GPT escreveu, mas use de inspiração.

Dito isso, aqui estão duas estratégias para usar o Chat GPT de uma maneira mais eficiente.

Potencialize seus resultados nas vendas!
Receba insights valiosos diretamente na sua caixa de entrada. Inscreva-se já!

Seja mais específico

O Chat GPT funciona da seguinte maneira: quanto mais rica for a sua pergunta, mais elaborada vai ser a resposta dele. Por exemplo, vamos pedir ao Chat GPT para que simplesmente crie um e-mail marketing sobre a venda de um curso de investimentos.

Assunto: Torne-se um investidor de sucesso com o nosso curso de investimentos

Olá [Nome do destinatário],

Você já se perguntou como os investidores de sucesso alcançaram seus objetivos financeiros? Se você está interessado em aprender as estratégias e habilidades necessárias para ter sucesso no mercado financeiro, você veio ao lugar certo!

Gostaríamos de apresentar nosso curso de investimentos, que tem ajudado muitas pessoas a alcançar seus objetivos financeiros. Este curso abrangente foi desenvolvido por especialistas em finanças e oferece tudo o que você precisa saber para investir com sucesso.

Ao participar deste curso, você aprenderá a:

  • Entender o funcionamento do mercado financeiro
  • Analisar empresas e setores
  • Identificar oportunidades de investimento
  • Gerenciar riscos e construir uma carteira diversificada E muito mais!

Este curso foi projetado para ajudar tanto iniciantes quanto investidores experientes a alcançar seus objetivos financeiros. Com conteúdo abrangente e estratégias comprovadas, este curso é o primeiro passo para sua jornada de investimento de sucesso.

Além disso, o curso é completamente online, o que significa que você pode estudar no seu próprio ritmo, em qualquer lugar e a qualquer hora. Também oferecemos suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, para responder a quaisquer perguntas que você possa ter.

Estamos oferecendo uma oferta especial para nossos clientes fiéis, então não perca esta oportunidade de investir em si mesmo e em seu futuro financeiro. Inscreva-se agora e comece sua jornada de investimento de sucesso!

Atenciosamente,

[Seu nome]

Agora vamos fazer diferente. Vamos colocar algumas palavras chave em questão e colocar mais atributos que gostaríamos que nosso e-mail marketing tivesse. Por exemplo, vamos pedir para que ele seja atrativo, persuasivo, tenha uma chamada para ação e utilize o gatilho mental da escassez entre outras coisas.

Não perca a oportunidade de mudar sua vida financeira!

Assunto: O curso de finanças pessoais que vai mudar sua vida está quase esgotado!

Olá [Nome do destinatário],

Você já se perguntou como seria a sua vida se você não tivesse que se preocupar com dinheiro? Se você pudesse fazer o que quiser sem ter que se preocupar com as contas no final do mês? Com o nosso curso de finanças pessoais, isso é possível!

Mas você precisa agir rapidamente, porque as inscrições para o curso estão quase esgotadas! Se você quer transformar sua vida financeira, esta é sua chance. Não deixe para depois!

Nosso curso de finanças pessoais oferece todas as ferramentas e conhecimentos necessários para transformar sua vida financeira e alcançar a independência financeira. Com este curso, você aprenderá a:

  • Criar um orçamento realista e eficaz
  • Economizar dinheiro e pagar dívidas
  • Investir seu dinheiro de forma inteligente
  • Planejar e alcançar seus objetivos financeiros e muito mais!

Não perca a chance de mudar sua vida financeira. Inscreva-se agora no nosso curso de finanças pessoais antes que seja tarde demais!

Aproveite nossa oferta especial e receba um desconto exclusivo na inscrição. Além disso, oferecemos uma garantia de satisfação de 30 dias, para que você possa experimentar o curso sem nenhum risco.

Não deixe que a oportunidade de mudar sua vida financeira passe por você. Inscreva-se agora no nosso curso de finanças pessoais!

Atenciosamente,

[Seu nome]

Inscreva-se agora e comece a transformar sua vida financeira!

Deu pra ver a diferença? 

A grande chave para usar o Chat GPT de forma eficaz para o seu negócio é aprender a fazer as perguntas certas da forma certa.

Faça as perguntas certas

Uma das grandes vantagens de se usar o Chat GPT é ter insights! 

Como a base de dados do Chat GPT é gigantesca, ele tem muitas informações que, às vezes, deixamos passar despercebidas. Por isso, é interessante que você faça perguntas importantes para o Chat GPT que possam te ajudar a melhorar o seu produto/serviço. Vamos continuar no exemplo do curso de investimentos, você pode perguntar, por exemplo: 

  1. O que você acha que uma pessoa que busca um curso online de investimentos quer?
  2. Qual seria a principal dor e o principal desejo de quem busca por um curso online de investimentos?
  3. O que eu poderia acrescentar no meu serviço de curso online de investimentos que agregasse mais valor para o meu cliente?

Fazendo esse tipo de pergunta, você terá respostas que vão te ajudar muito a melhorar o seu produto. Olha só o que ele respondeu pra pergunta 3:

Existem várias maneiras de agregar mais valor ao seu serviço de curso online de investimentos e oferecer aos seus clientes uma experiência mais completa e valiosa. Aqui estão algumas ideias:

  • Ofereça suporte personalizado: Disponibilize um fórum ou um canal de comunicação para que os alunos possam fazer perguntas, esclarecer dúvidas e obter feedback personalizado dos professores ou mentores. Isso ajuda a criar um senso de comunidade e colaboração, além de oferecer um atendimento personalizado aos alunos.
  • Disponibilize ferramentas e recursos exclusivos: Disponibilize ferramentas, planilhas e outros recursos que possam ajudar os alunos a aplicar os conceitos aprendidos no curso. Por exemplo, você pode oferecer uma ferramenta de análise de risco, um simulador de investimento ou uma planilha para ajudar os alunos a criar um plano financeiro personalizado.
  • Ofereça sessões de coaching ou mentoria: Ofereça sessões individuais de coaching ou mentoria para ajudar os alunos a aplicar os conceitos aprendidos no curso às suas situações específicas. Isso ajuda a garantir que os alunos possam obter o máximo de valor do curso e ter um suporte adicional na sua jornada de investimento.
  • Disponibilize conteúdo atualizado: Mantenha o conteúdo do curso atualizado com as últimas tendências e mudanças no mercado financeiro. Isso ajuda os alunos a se manterem informados e a tomar decisões mais informadas e atualizadas.
  • Ofereça uma comunidade de ex-alunos: Crie uma comunidade exclusiva para ex-alunos do curso, onde eles possam se conectar, compartilhar ideias e continuar aprendendo juntos. Isso ajuda a criar um senso de lealdade e engajamento com sua marca, além de fornecer uma oportunidade para os alunos continuarem aprimorando suas habilidades e conhecimentos.
  • Ofereça um certificado de conclusão: Ofereça um certificado de conclusão do curso para os alunos que concluírem todas as aulas e atividades. Isso ajuda a aumentar o valor percebido do curso e pode ser usado como uma credencial para comprovar as habilidades e conhecimentos adquiridos.
  • Crie um programa de afiliados: Crie um programa de afiliados para incentivar os alunos a indicar o curso para amigos e familiares. Isso ajuda a aumentar a exposição do curso e pode trazer novos alunos para sua plataforma.

Já ajuda muito, não é?!

5 ideias para automatizar seus processos de venda usando o Chat GPT ?

Existem uma infinidade de formas de você usar o Chat GPT para automatizar ou otimizar, de certa forma, o seu processo de vendas. Veja abaixo a lista de algumas ideias que você pode implementar no seu negócio usando o Chat GPT.

Um spoiler: O tópico 5 é o mais revelador

1. Criar post no Instagram

Você pode, por exemplo, pedir para o Chat GPT para te dar ideias de post carrossel para o Instagram sobre um determinado tema. Exemplo: Me dê 5 ideias para post carrossel no instagram sobre como recuperar carrinho abandonado em vendas.

2. Inspirações para script de vendas

Você consegue tranquilamente pedir para o Chat GPT ideias e exemplos de scripts de vendas de qualquer assunto que desejar. Mas lembre-se de ser específico na pergunta. Exemplo: “escreva para mim um script de vendas, com até 10 passos, sobre como lidar com clientes no pós-venda”.

3. Exemplos de e-mail marketing

Como já foi dito aqui no artigo, você pode pedir para o Chat GPT criar um e-mail marketing direcionado para converter o seu lead. Exemplo: “crie um email persuasivo de recuperação de boleto gerado que não foi pago por uma cliente que deseja emagrecer. Adicione um cupom de desconto e uma chamada para ação instigante no final”.

4. Ideias para títulos de Textos e Copy

Essa já é bem conhecida. Você pode usar o Chat GPT para criar títulos para as suas copys e textos de vendas. Exemplo: “escreva para mim 5 títulos persuasivos e que chamem a atenção sobre como vender no WhatsApp. Faça com que os títulos começem com ‘como'”.

5. Entender melhor o seu cliente

Como assim? Eu sei, parece estranho. Conhecer seu cliente sempre foi um trabalho muito humano e pessoal, e ainda é. Mas, por causa da quantidade de dados que o Chat GPT possui sobre todo e qualquer nicho, é sim possível entender melhor o seu lead através desses dados sugeridos pela inteligência artificial. 

Vamos falar mais disso.

Atendimento personalizado usando Chat GPT

Como usar o Chat GPT para criar um atendimento personalizado para o seu cliente. Simples, faça a pergunta. Parece bobo, mas o Chat GPT possui dados suficientes para nos informar inclusive de coisas subjetivas. 

Por exemplo, vamos supor que você queira criar um produto de maquiagem exclusivo para mulheres negras (algo bem específico). Olhe só a resposta do Chat GPT quando fazemos uma das perguntas mais fundamentais quando queremos criar um produto.

“O que as mulheres negras querem quando se fala de maquiagem?”.

As mulheres negras têm necessidades e desejos específicos quando se trata de maquiagem. Algumas das coisas que as mulheres negras procuram quando se trata de maquiagem incluem:

  • Produtos que correspondam ao seu tom de pele: muitas mulheres negras têm dificuldade em encontrar produtos de maquiagem que correspondam ao seu tom de pele. Elas querem produtos que possam ajudá-las a realçar sua beleza natural e complementar sua tonalidade de pele, sem parecer artificial ou deixar um tom acinzentado.
  • Produtos que ofereçam boa cobertura: mulheres negras muitas vezes têm manchas escuras, hiperpigmentação e outras imperfeições na pele que desejam cobrir. Por isso, elas procuram produtos que ofereçam boa cobertura e possam ajudá-las a esconder essas imperfeições sem parecer pesado ou oleoso.
  • Produtos que sejam duradouros: mulheres negras muitas vezes precisam de maquiagem que dure o dia todo, especialmente se estiverem em um ambiente profissional ou em um evento social. Por isso, elas procuram produtos que possam durar o dia todo, sem precisar de retoques constantes.
  • Produtos que ofereçam diversidade: mulheres negras procuram marcas de maquiagem que ofereçam uma ampla gama de produtos e tons para atender às suas necessidades. Elas querem marcas que representem sua diversidade e reconheçam a beleza natural de mulheres de todas as cores e tons de pele.

Portanto, é importante que uma marca de maquiagem que atenda ao público de mulheres negras tenha em mente essas necessidades e desejos específicos e crie produtos que as atendam. Além disso, é fundamental que a marca inclua mulheres negras em sua equipe de criação e tomada de decisões para garantir que a marca represente e atenda às necessidades do público-alvo.

A partir dessa resposta, você já consegue ter uma ideia de como trabalhar o seu produto, e o melhor é que você pode continuar a conversa e ter mais insights. Você pode perguntar, por exemplo: 

  1. Como você faria a campanha de marketing para esse produto? 
  2. Quais principais canais (cite somente 3) você usaria?
  3. Como poderíamos descobrir que existe público para esse nosso produto?

Seu único papel é ser específico quanto ao seu produto/serviço e direcionar a conversa para aquilo que você quer descobrir.

Conclusão

O Chat GPT veio para ficar e mudar a forma como fazemos negócio na internet. Cada vez mais, novos e melhores serviços de inteligência artificial vão surgir ao longo do tempo e é necessário que você esteja preparado para essa revolução.

Nesse texto, te mostramos como começar a usar o Chat GPT para aumentar suas  vendas e algumas dicas que podem te ajudar a otimizar o tempo perdido com coisas mais operacionais, além de como ter ricas inspirações com essa ferramenta. Agora é com você. Use a inteligência artificial ao seu favor para vender mais no seu negócio.

Boas vendas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Potencialize seus resultados nas vendas!
Receba insights valiosos diretamente na sua caixa de entrada. Inscreva-se já!