Logo Hotzapp

Multicanal digital: é possível estar presente na vida do seu cliente 100% do tempo?

A empresa que não tiver uma teia de comunicação diversificada com seu público, sobretudo uma estratégia de multicanal digital,  infelizmente está com os dias contados e não sabe disso.

Cada vez mais o mercado exige uma comunicação e posicionamento mais multifacetado por parte das empresas. Em outras palavras, isso quer dizer que a empresa precisa ser uma empresa multicanal: estar presente nos mais diversos canais de comunicação para facilitar o acesso aos clientes.

Essa estratégia se chama comunicação multicanal ou marketing multicanal e agora vamos te dizer tudo o que você precisa saber sobre isso. Acompanhe o artigo.

ilustração imagem multicanal digital

Sumário

O que é comunicação multicanal digital?

A comunicação multicanal digital é uma estratégia que busca diversificar, integrar e combinar diferentes canais de comunicação em função de uma única estratégia visando a atrair leads e converter vendas.  Simplificando, ter uma estratégia multicanal significa você estar presente em diferentes meios de comunicação digital para promover a sua empresa, como: 

  1. Email Marketing
  2. Blog
  3. Instagram
  4. WhatsApp
  5. Tik Tok
  6. Anúncios no Google

E por aí vai.

Potencialize seus resultados nas vendas!
Receba insights valiosos diretamente na sua caixa de entrada. Inscreva-se já!

Por que é importante ter uma estratégia multicanal digital?

Simples! Se você estiver presente nos mais variados meios de comunicação digitais, mais fácil será um potencial cliente entrar em contato com você! Vamos supor a seguinte situação:

Um amigo seu te recomendou uma pizzaria no centro da cidade que você não conhece, só sabe o nome. Para descobrir se ela é boa ou não, é interessante pesquisar no Google primeiro para ver como ela é. Acontece que ela tem um Instagram e as fotos são bem interessantes. Mas, para tirar algumas dúvidas pendentes, eles disponibilizam o número de WhatsApp e por lá dá pra fazer o pedido. 

Só nesse pequeno exemplo, já são três canais de comunicação diferentes. E olha que nem começamos a falar de todas as vantagens ainda.

5 vantagens da estratégia multicanal digital

São muitas as vantagens que uma estratégia multicanal digital pode proporcionar para o seu negócio, mas vamos destarcar 5 delas, sendo a última delas a mais importante:

  1. Aumentar a presença da sua marca;
  2. Alcançar mais potenciais clientes;
  3. Ser mais acessível ao público;
  4. Otimizar o processo de venda;
  5. Não ficar refém de ninguém.
  • Aumentar a presença da sua marca 

A presença da sua marca é diretamente proporcional ao seu posicionamento dentro do marketing digital. Sendo assim, uma estratégia de multicanal digital eficiente pode fazer com que a sua marca entre na cabeça do seu público

O marketing multicanal e o contato com o seu público não pode se limitar a só um meio de comunicação. Hoje, a maioria das empresas pensa que ter um Instagram já é suficiente. Mas uma empresa madura sabe diversificar a comunicação nos canais digitais. E sabe também que essa estratégia pode impulsionar a presença dela no mercado de forma muito expressiva. Além de tudo isso, quanto mais a sua marca se posicionar no mercado, maior a percepção de valor do público sobre a sua empresa.

  • Alcançar mais potenciais clientes

Se a sua empresa desenhar uma estratégia correta para cada canal de comunicação digital, é certo que o alcance da sua marca será muito maior. Quanto mais canais digitais você estiver (produzindo de forma eficaz, claro) mais potenciais clientes vão chegar até a sua marca.

Mas, é importante destacar uma coisa: essa vantagem vem com um grande desafio. Não adianta nada você possuir vários canais se não pensar na forma correta de se comunicar com o público distinto que há em cada um deles. 

Vamos falar mais disso depois nos desafios da estratégia multicanal digital, mas por hora saiba que cada canal tem a sua estratégia de comunicação específica.

  • Ser mais acessível ao público

Dependendo do seu negócio, o seu público alvo pode estar espalhado em diferentes canais de comunicação digitais: uma parcela pode está no Instagram, outra no Youtube e outra que só usa o Google. 

Portanto, se a sua empresa adotar a estratégia de comunicação multicanal será muito mais fácil para o seu público entrar em contato com você. Você se mostrará como uma marca acessível e diversificada.

Quanto mais fácil e rápido um potencial cliente é atendido, mais fácil ele converter para a venda. 

  • Otimizar o processo de venda

Existem pessoas que se dão melhor com Instagram, outras preferem usar e-mail e outras só usam WhatsApp. Cada um desses tipos pode fazer parte do seu público alvo, isso porque cada cliente é diferente.

Sabendo disso, se você montar uma estratégia de comunicação multicanal digital para cada um desses canais, o seu processo de venda não só vai ser otimizado, mas também simplificado.

  • Não ficar refém de nenhuma plataforma

Quantas vezes o WhatsApp já ficou fora do ar por um dia? Ou o Instagram? Muitas!

Ter uma comunicação multicanal digital faz com que você abra seus horizontes e não fique refém de um tipo de canal. Imagine só, no dia do lançamento do seu produto/serviço o Instagram resolve não funcionar. É improvável, mas pode acontecer tranquilamente, nunca se sabe. E o que aconteceria com o seu marketing de lançamento?

É por isso que diversificar a sua comunicação é muito importante, para não perder nunca o contato com os clientes independente de qual ferramenta não vai estar funcionando. Assim, você mantém o seu negócio rodando sem ficar amarrado com ninguém e o seu marketing multicanal se torna uma garantia!

Desafios da estratégia multicanal digital

Não existe o bônus sem o ônus. A estratégia multicanal digital pode fazer com que a sua marca esteja presente em todo lugar, mas com isso vem vários desafios. Por exemplo, não adianta nada a sua empresa estar presente em diferentes canais de comunicação digitais se você não desenhar uma estratégia específica de posicionamento para cada uma delas. Explico:

O público que está no Instagram se comporta e consome conteúdo diferente de quem está no Twitter e ambos são diferentes de quem usa o WhatsApp. Existe uma linguagem diferente para lidar com esses diferentes canais e, para ser eficiente em cada um deles, é preciso dominar essa linguagem.

Outro exemplo, se você quisesse divulgar a sua empresa no TikTok a linguagem certa seria mais descontraída e engraçada. Diferente do WhatsApp, onde o contato quer saber as informações de forma direta e rápida, sem muita enrolação.

Qual a diferença entre comunicação multicanal e omnichannel?

Quando falamos da estratégia de comunicação multicanal, estamos falando somente do digital, ou seja, ferramentas, canais e estratégias referentes apenas ao mundo da internet. A estratégia omnichannel, por outro lado, é como se fosse a evolução da comunicação multicanal digital. Isso porque ela integra o mundo digital com o mundo físico, com o objetivo de concentrar os canais de uma empresa. 

O omnichannel é uma abordagem que busca dar o melhor atendimento ao cliente através da integração do online com o offline. Por exemplo, várias redes de supermercado já possuem essa abordagem, em que a compra é feita online e depois é só retirar na loja.

Conclusão

A estratégia de comunicação multicanal digital é uma das formas mais eficazes de se posicionar no mercado, pois quanto mais você está presente em diferentes canais de comunicação, mais você abraça o mercado. 

Nesse artigo falamos da importância de uma comunicação multicanal eficiente e dos desafios que vem acompanhados com ela. Por exemplo, falamos que não adianta você diversificar a sua comunicação se não desenhar uma estratégia específica para cada canal.

Além disso, te explicamos a diferença entre a comunicação multicanal e a estratégia omnichannel para você avaliar qual cabe melhor no seu negócio.

Agora é hora executar! 

Boas vendas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Potencialize seus resultados nas vendas!
Receba insights valiosos diretamente na sua caixa de entrada. Inscreva-se já!