Logo Hotzapp

Datas Comemorativas de 2024: Use o Calendário Comercial para Vender Mais

Sumário

calendário comercial 2024

Bem-vindo a um ano repleto de oportunidades no universo do marketing digital! Essas datas são ótimas para vender mais, porque os seus clientes ficam mais dispostos a comprar.

Quem entende de vendas sabe que aproveitar Datas Comemorativas é uma das melhores maneiras de impulsionar negócios, fortalecer conexões com o público e alavancar vendas. E 2024 já chega com muitos desses momentos estratégicos. Te convido a conhecer alguns deles. Vamos começar? 

Em nosso mergulho pelo calendário comercial deste ano, você vai descobrir as melhores datas para estratégias digitais no e-commerce. 

Você pode aproveitar alguma dessas estratégias:

  • Campanhas de Marketing Focadas: Faça campanhas de marketing cativantes e específicas para o período da data comemorativa. 
  • Descontos Estratégicos: Surpreenda seus clientes com descontos tentadores em produtos selecionados. Essa tática não apenas atrai compradores, mas também cria uma atmosfera de celebração ao redor da sua marca.
  • Bônus Especiais: Eleve a experiência de compra oferecendo bônus exclusivos durante as datas comemorativas. Seja um brinde, acesso a conteúdo exclusivo ou vantagens adicionais, os clientes valorizam benefícios extras.
  • Ofertas Irresistíveis: Considere estratégias como preços pela metade durante feriados específicos. Essas ofertas relâmpago podem ser o empurrão que os consumidores precisam para tomar decisões de compra.

O que vender em datas comemorativas?

Exemplo: se você é do nicho de relacionamentos, espere o Dia dos Namorados para lançar um infoproduto novo, como uma mentoria ou um novo curso. Aproveite e ofereça condições especiais justamente por ser o período dessa data comemorativa.

Exemplo: se você é do nicho de culinária, além de vender produtos físicos, como bolos e docinhos, você também pode vender e-books. Espere chegar o período da Páscoa para lançar o seu e-book “Como fazer ovos de páscoa deliciosos”, por exemplo. 

Nesse contexto, não apenas você impulsiona suas vendas, mas também eleva o apreço pelos seus produtos durante datas comemorativas, gerando um customer experience diferenciado

Potencialize seus resultados nas vendas!
Receba insights valiosos diretamente na sua caixa de entrada. Inscreva-se já!

Como vender mais em datas comemorativas?

Aqui vão algumas dicas de como faturar mais nas datas comemorativas. Não esqueça de anotar o calendário comercial para e-commerce de 2024 para não perder os dias importantes.

Use gatilhos de novidade e exclusividade

Imagine criar promoções ou pacotes especiais que só estão disponíveis durante esses momentos especiais, isso gera um sentimento de escassez e urgência nos clientes! Não apenas chama a atenção, mas também faz com que seus clientes se sintam parte de algo único e especial. A ideia aqui é criar aquela sensação de “eu sou VIP” que todos adoram. 

Além disso, adicionar algo novo à mistura, como edições limitadas ou produtos exclusivos para a temporada, não apenas instiga a curiosidade, mas também impulsiona a ação. Afinal, quem quer perder a chance de ter algo exclusivo?

Essa abordagem não só faz suas vendas decolarem, mas também consolida a ideia de que sua marca é sinônimo de experiências incríveis e produtos que valem a pena ter.

Use as redes sociais para divulgar com antecedência

Não deixe de divulgar pelas redes sociais as suas promoções nas datas comemorativas. Cerca de 1 mês antes já prepare seus posts sobre o período festivo. Gere um sentimento de antecipação.

Use hashtags (#) para aumentar a visibilidade do seu perfil. 

Faça pós-venda para fidelizar os clientes

Mesmo que você faça um lançamento especial só por causa da data comemorativa, não deixe de contatar esse cliente e fidelizá-lo. Essa estratégia te ajuda a aumentar sua cartela de clientes e faz você vender mais o resto do ano todo!

Quais feriados vão ter em 2024?

tabela de feriados 2024

Facilitamos sua vida e fizemos uma tabela com os feriados de 2024. Fique à vontade para tirar print da tabela para não esquecer. Ah! e ainda destacamos os feriados que caem em dia útil.

Preste atenção, pois esses dias podem ser “perdidos” no seu negócio e podem alterar o faturamento da sua empresa. Por isso, sempre indicamos que você planeje bem suas estratégias e defina metas com antecedência.

Calendário comercial 2024

As melhores datas para aumentar o faturamento do seu e-commerce em 2024 são:

  • 12-14 de fevereiro: Carnaval 
  • 08 de março: Dia da mulher
  • 15 de março: Dia do consumidor
  • 29-31 de março: Páscoa
  • 12 de maio: Dia das mães
  • 12 de junho: Dia dos namorados
  • Mês de Julho: Férias
  • 26 de julho: Dia dos avós
  • 11 de agosto: Dia dos pais
  • 15 de setembro: Dia do cliente
  • 12 de outubro: Dia das crianças 
  • 31 de outubro: Halloween 
  • 29 de novembro: Black Friday
  • 25 de dezembro: Natal

Janeiro de 2024

01 – Feriado internacional: deseje feliz ano novo aos seus clientes!

07 – Dia do Leitor: É uma data ótima para os nichos de livros e HQs. Faça promoções e comemore o dia do leitor!

26 – Dia da gula: ótima data para confeitarias, restaurantes no geral e deliveries. Use essa data para atrair seus clientes.

30 – Dia da Saudade: data especial para floriculturas, confeitarias e para fazer campanhas incentivando a presentear a pessoa que você sente saudade.

Fevereiro de 2024

14 – Valentine ‘s Day: dia dos namorados americano que pode servir para lojas em geral aqui também, como confeitarias, floriculturas ou qualquer outro negócio. É só você fazer uma campanha de marketing voltada para essa data. 

19 – Dia do esportista: oportunidade de descontos em lojas do nicho de esportes. Faça promoções especiais para essa data. 

12 – Carnaval: ótima oportunidade para os nichos de viagens e fantasias.

Março de 2024

08 – Dia Internacional da Mulher: ótimo para nichos de cosméticos, emagrecimento, viagens… é uma data coringa para as lojas com perfil de cliente feminino! Inclusive até confeitarias. Faça campanhas estimulando as mulheres a comprarem mimos para si mesmas 😉

15 – Dia do consumidor: ótimo para fazer promoções, descontos, oferecer bônus, exclusividades, etc. Muitas empresas grandes usam o dia do consumidor como uma oportunidade para atrair mais clientes. 

20 – Início do Outono: data importante para lojas de roupas e acessórios.

31 – Páscoa: data importante para confeitarias, lojas de chocolate e doces.

Abril de 2024

23 – Dia mundial do Livro: ótima data para lojas de livros, para quem vende infoprodutos relacionados à literatura, como e-books, por exemplo, e também para papelarias!

Maio de 2024

12 – Dia das mães: uma data importante para todos os nichos; faça promoções e kits exclusivos desta data. Use gatilhos como exclusividade e urgência por ser uma data que não pode passar em branco. 

25- Dia do orgulho nerd: ótima oportunidade para lojas de nicho geek.

Junho de 2024

12 – Dia dos namorados: esta é outra data super importante para a maioria dos nichos, como confeitarias, nichos de relacionamento, floriculturas, etc. Aproveite para fazer campanhas e promoções especiais e reter o cliente para o resto do ano!

20 – Início do Inverno: data importante para lojas de roupas e moda no geral.

24 – Dia de São João: muitos nichos podem usar essa data para fazer vendas especiais, como: confeitaria, lojas de fantasias, lojas de decoração, etc.

Julho de 2024

Férias: ótima oportunidade para vários nichos, como loja de roupas e biquinis, lojas de viagens, restaurantes, etc. 

10 – Dia da pizza: um dia especial para os restaurantes de pizza; se é o seu caso, não esqueça de postar nas redes sociais sobre este dia para atrair os clientes. 

13 – Dia do Rock: dia importante para lojas de instrumentos musicais ou para quem vende infoprodutos relacionados à música. 

26 – Dia dos avós: dia especial para confeitarias, lojas de presentes ou infoprodutores que vendem produtos específicos para a melhor idade.

30 – Dia do amigo: outra ótima oportunidade para variados nichos. Faça campanhas especiais, como pague 1 e leve 2, especialmente neste dia.

Agosto de 2024

11 – Dia dos pais: essa é uma data super importante para o e-commerce. Faça um marketing bem planejado para aproveitar bem esta data. 

15 – Dia dos solteiros: os clientes solteiros também têm vez! Crie promoções focando nessa data.

21 – Dia Internacional da moda: ótimo para nichos de moda, roupas e acessórios.

Setembro de 2024

15 – Dia do cliente: esse é um dia especial para promover descontos ou bônus, por exemplo, em todos os nichos. 

22 – Início da primavera: nichos de roupas, jardinagem e decoração podem se dar bem com essa data!

Outubro de 2024

04 – Dia dos animais: nichos de animais de estimação, pet shops e até infoprodutores deste nicho podem aproveitar essa data!

12 – Dia das crianças: essa é uma data muito importante para o e-commerce! Variados nichos podem aproveitar e faturar bem mais nesse período, como confeitarias, lojas de brinquedos, parques de diversão, etc. 

31 – Dia das bruxas (Halloween): Essa é uma data especial para lojas de fantasias até para confeitarias.

Novembro de 2024

02 – Dia de finados: data importante para floriculturas, por exemplo.

24 – Black Friday: todos os nichos podem aproveitar para fazer campanhas de black friday! 😉 

27 – Cyber Monday: é a segunda-feira seguinte à Black Friday. Se você é do nicho de eletrônicos, não deixe de aproveitar.

Dezembro de 2024

22 – Início do verão: nicho que podem aproveitar bem esta data: lojas de roupas, biquínis, artigos de verão, acessórios, lojas de viagens, hotéis, pousadas e por aí vai. 

25 – Natal: todos os nichos podem fazer campanhas especiais de Natal. Não perca essa oportunidade!

31 – Réveillon: é uma oportunidade para fazer queima de estoque. Aposte nos descontos, bônus e estenda a campanha até janeiro do próximo ano!

Conclusão

Nessa jornada pelas datas comemorativas no e-commerce, você vai ver que ao criar ofertas que fazem os clientes se sentirem exclusivos, explorar a novidade e construir aquela conexão verdadeira, você não só enche o caixa, mas também conquista corações. 

Cada festa é uma chance de transformar compradores casuais em clientes fiéis. Então, não deixe de aproveitar!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Potencialize seus resultados nas vendas!
Receba insights valiosos diretamente na sua caixa de entrada. Inscreva-se já!