Logo Hotzapp

6 erros que empresas cometem ao criar catálogos de produtos

Catálogo de produtos

Se você vende pela internet, seja ecommerce, serviço ou infoproduto ou até mesmo tem loja física, você já deve ter tido dúvidas sobre como fazer o “catálogo de produtos perfeito”, não é? O catálogo é quase uma vitrine para o cliente e tem a capacidade de ajudar o indeciso a realizar a compra.

Imagina só: você tá louco por um bolo, mas não quer sair para comprar. Aí você entra no catálogo do WhatsApp de uma confeitaria e vê uma imagem que faz aumentar seu desejo por doce. Você não pensa 2 vezes: você compra!

Por isso, as empresas precisam saber o que EVITAR ao fazer um catálogo de produtos. Não perde tempo, vem ver os principais erros ao criar catálogo de produtos para não fazer igual. Seja melhor que a concorrência.

Sumário

1. Deixar o preço errado

Imagina que você decidiu comprar o produto X, mas descobre que o preço dele está errado, está mais caro! Você tinha se programado para pagar o valor X, mas agora não sabe mais se quer comprar, já que vai ter que desembolsar mais ainda.

Essa é uma situação desagradável que pode acontecer tanto no e-commerce quanto em lojas físicas. E para que o cliente volte a comprar de você, não gere desconforto para ele. Sempre preste atenção se o preço que está no catálogo é realmente o preço que o cliente deve pagar.

Isso vale para nossa próxima dica: se o produto estiver em promoção, avise.

2. Não destacar o que está em promoção

Esse é outro erro. Você acredita que perde vendas por não avisar uma promoção? Os clientes são atraídos por essa palavra. São mais facilmente convencidos a comprar se vêem “promoção” escrito em algum produto. Eles se sentem beneficiados!

Se você não destacar a promoção no seu catálogo, o cliente pode não saber que os seus produtos têm um BOM CUSTO-BENEFÍCIO. 

Além disso, falar sobre promoção no seu catálogo pode FIDELIZAR os clientes, que sempre vão querer voltar à sua empresa para ver quais outros itens promocionais você está vendendo.

3. Deixar no catálogo produto em falta

Não deixe no catálogo produtos que você não tem para vender. Isso pode gerar um transtorno para o cliente, que pode não querer comprar de você de novo.

DICA IMPORTANTE: se você tem um catálogo no WhatsApp Business, você deve atualizar sempre seus produtos.

4. Catálogo de produtos sem imagens

Lembra do exemplo do bolo que falei ali em cima? O que aconteceria se você não tivesse VISTO um bolo maravilhoso no catálogo? Provavelmente você não compraria.

Por isso, não colocar imagens no catálogo de produtos do WhatsApp Business é um erro imenso! Com a visão do produto, você gera DESEJO DE COMPRA no cliente.

Escolha as melhores imagens para ilustrar seus produtos e ativar o gatilho da “necessidade” no seu cliente. Ele vai olhar para o produto e vai pensar que precisa daquilo!

5. Colocar produtos sem descrição

Esse é outro erro comum que você não deve cometer. Descrições ricas podem estimular a decisão de compra. Você deve investir tempo em apresentar bem o produto no seu catálogo. 

Coloque informações claras, com o máximo de detalhes que puder. DICA: na descrição coloque o valor do produto!

As descrições:

  • Aumentam o número de vendas;
  • Aumentam a credibilidade da empresa;
  • Otimizam o tempo de atendimento (porque o cliente não vai precisar perguntar detalhes que já estão descritos).

6. Não entender o que o seu público quer

Esse é o erro que puxa outros erros. Preste atenção. Você deve saber quem é a pessoa que mais quer e precisa comprar de você.

Para isso, você precisa fazer um estudo sobre seu público-alvo para você gerar uma conexão com ele. É isso que gera a satisfação do cliente = uma experiência maravilhosa com a empresa e uma identificação com a marca.

Então, no seu catálogo de produtos, você precisa colocar itens que são preferências do seu público e que fazem sentido para o tipo de cliente que compra de você.

Além disso, use a linguagem do seu público e não deixe de checar 15 dicas que vão mudar o jogo nas suas vendas por WhatsApp.

Potencialize seus resultados nas vendas!
Receba insights valiosos diretamente na sua caixa de entrada. Inscreva-se já!

Conclusão

Tenho certeza que essas dicas sobre o que evitar no catálogo de produtos vão melhorar seus resultados. Aqui te mostramos 6 erros para NÃO COMETER ao apresentar seus produtos, seja no catálogo on-line ou físico.

Aplica essas dicas e volta aqui nos comentários dando seu feedback 😉

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Potencialize seus resultados nas vendas!
Receba insights valiosos diretamente na sua caixa de entrada. Inscreva-se já!